Abla chega a 45 anos com mais de 13 mil locadoras ativas
Associação registrou alta de 33,5% no ano passado em aberturas de empresas no nicho
Nesta quarta-feira, 30 de março, a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) completa 45 anos de atividade e mais uma vez ressalta os números crescentes do setor no recém-lançado Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. Chegando a quarta década de atividades, a organização contabiliza 13,9 mil locadoras ativas no Brasil e crescimento nos negócios ao longo do ano passado, mesmo ainda enfrentando resquícios da pandemia.
No fechamento de 2021, a associação registrou alta de 33,5% no ano passado em aberturas de empresas no nicho e atingiu faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões. Foram registrados 50,1 milhões de usuários de aluguel de carros, ante 44,6 milhões em 2020 – crescimento de 12,3%.
A expansão também ocorreu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. Apesar do cenário desfavorável à produção automotiva, o setor terminou 2021 com 1,1 milhão veículos na frota, 12,8% a mais que em 2020. Sendo que, dessa frota total, aproximadamente meio milhão já é voltada para o Turismo, seja para viagens a negócios ou para o Turismo de lazer.
A organização ainda ressalta que, em mais um ano, a defesa de um mercado competitivo e sintonizado com as modernas práticas de gestão e tecnologia são as bandeiras e principais interesses da Abla. Outra frente a que a associação se dedica é a disseminação da cultura da locação de veículos, uma tendência que está sendo cada vez mais incorporada aos hábitos e ao comportamento do brasileiro.
"Ao longo desses 45 anos, temos na entidade uma história e tradição marcadas pelo entendimento e compreensão das demandas das locadoras. Somado a isso, é hora de valorizarmos ainda mais o padrão de atuação nacional. E assim fortalecermos e disseminarmos a mudança cultural da posse para o uso, em todo o mercado potencial, sempre em conjunto com a Federação Nacional e com os Sindicatos Estaduais das locadoras", comenta o Presidente do Conselho da Abla, Marco Aurélio Nazaré.
No fechamento de 2021, a associação registrou alta de 33,5% no ano passado em aberturas de empresas no nicho e atingiu faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões. Foram registrados 50,1 milhões de usuários de aluguel de carros, ante 44,6 milhões em 2020 – crescimento de 12,3%.
A expansão também ocorreu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. Apesar do cenário desfavorável à produção automotiva, o setor terminou 2021 com 1,1 milhão veículos na frota, 12,8% a mais que em 2020. Sendo que, dessa frota total, aproximadamente meio milhão já é voltada para o Turismo, seja para viagens a negócios ou para o Turismo de lazer.
A organização ainda ressalta que, em mais um ano, a defesa de um mercado competitivo e sintonizado com as modernas práticas de gestão e tecnologia são as bandeiras e principais interesses da Abla. Outra frente a que a associação se dedica é a disseminação da cultura da locação de veículos, uma tendência que está sendo cada vez mais incorporada aos hábitos e ao comportamento do brasileiro.
"Ao longo desses 45 anos, temos na entidade uma história e tradição marcadas pelo entendimento e compreensão das demandas das locadoras. Somado a isso, é hora de valorizarmos ainda mais o padrão de atuação nacional. E assim fortalecermos e disseminarmos a mudança cultural da posse para o uso, em todo o mercado potencial, sempre em conjunto com a Federação Nacional e com os Sindicatos Estaduais das locadoras", comenta o Presidente do Conselho da Abla, Marco Aurélio Nazaré.