Juliana Monaco   |   03/11/2020 16:17

Em fórum, setor de locação debate retomada e perspectiva 2021

O XV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos acontece de 3 a 5 de novembro, das 16h às 18h30


Dreamstime
A expectativa é de que o setor alcance os níveis pré-pandemia até dezembro
A expectativa é de que o setor alcance os níveis pré-pandemia até dezembro
Nesta terça-feira (3), começa o XV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, organizado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) em parceria com a Hiria. O evento será realizado de forma virtual até a próxima quinta-feira (5), das 16h às 18h30. Nesta edição, serão debatidos três grandes temas: cenários em 2021, incluindo perspectivas para a concessão de crédito e gestão da inadimplência; inovação e digitalização, com a participação da Uber e MoObie para abordar a cooperação entre aplicativos de transporte e locadoras de veículos; e gestão estratégica 4.0, com participação da Easy Carros e Volkswagen.

LEIA TAMBÉM: FALTA DE CARROS NAS LOCADORAS EXIGE RESERVAS COM ANTECEDÊNCIA

"Neste ano, pretendemos repetir o sucesso do fórum do ano passado, com assuntos pertinentes ao cenário de retomada do setor. O nosso objetivo é transmitir informações úteis para que as locadoras, especialmente as pequenas e médias, possam atuar de forma competitiva", afirmou o presidente da ABLA, Paulo Miguel Jr.

O setor de locadoras foi responsável por emplacar 236 mil veículos até setembro, ante 540 mil comprados em 2019. Já a frota total atual é de, aproximadamente, 916 mil veículos, uma redução de 81 mil unidades em relação à frota do ano passado (997 mil). Apenas entre março e abril, a locação para aplicativos de transporte e locação de viagens de lazer caíram 90% na comparação com o mesmo período de 2019, mas o setor já prevê uma recuperação dos níveis pré-pandemia até dezembro.
Divulgação
Paulo Miguel Jr, presidente da ABLA
Paulo Miguel Jr, presidente da ABLA

"A nossa perspectiva é de alcançar os patamares de 2019 ainda este ano, apesar de não sabermos efetivamente qual será o impacto econômico da pandemia no Brasil. Em momentos de crise, geralmente, é tendência que o setor de locação apareça como uma alternativa, já que as pessoas costumam vender o seu veículo e migrar para o aluguel. Nos últimos meses, por exemplo, notamos um aumento significativo na procura por locação de pessoas que desejam evitar o transporte público para se locomover e para viagens de curta distância, que deve ser uma tendência ainda maior nos próximos meses", explicou Miguel Jr.

Além das viagens de curta distância, o mercado de aplicativos de transporte é outra tendência neste momento de retomada. No primeiro semestre, os automóveis das locadoras chegaram a representar 25% dos veículos utilizados pelos motoristas de aplicativos. Atualmente, os aplicativos representam em torno de 20% do setor, mas é um mercado que tende a crescer nos próximos

Apesar da perspectiva positiva de recuperação, o valor da locação de veículos deve subir de 10% a 15% nos próximos meses devido ao aumento significativo nos preços dos carros. No entanto, o presidente da ABLA afirma que esse aumento não deve ter grandes impactos no mercado, já que o preço do mercado brasileira ainda é baixo comparado ao de outros países.

Clique aqui para se inscrever para o XV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados