Beatriz Contelli   |   23/04/2020 16:51

Ônibus interestaduais se preparam para retomar viagens

O setor está tomando medidas de higiene nos veículos para proteger clientes e colaboradores

Na expectativa do abrandamento da crise gerada pela pandemia da covid-19, com redução das medidas de isolamento social e consequente liberação das viagens em todos os estados e municípios, as empresas de ônibus rodoviário interestadual e internacional de passageiros se movimentam para retornar à normalidade. No momento o transporte está operando para atender somente às demandas essenciais.
Unsplash
As empresas estão disponibilizando álcool em gel para funcionários e estimulam o uso de equipamentos de proteção individual
As empresas estão disponibilizando álcool em gel para funcionários e estimulam o uso de equipamentos de proteção individual
O setor se prepara para oferecer um transporte rodoviário ainda mais seguro e eficiente, especialmente enquanto perdurarem os riscos de transmissão do coronavírus. "Queremos que o passageiro se sinta seguro ao retomar a agenda de viagens para realizar seus deslocamentos necessários de trabalho, estudo, especialmente os clientes que trabalham em serviços essenciais", esclarece a conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Letícia Pineschi.

Segundo Letícia, nas garagens, a cada viagem os ônibus são higienizados por dentro e por fora. A limpeza interna é feita em todas as superfícies. Nos banheiros, o descarte de dejetos segue normas sanitárias rígidas e os reservatórios de água e sabão estão sempre abastecidos. Os dutos de ar condicionado também são limpos e trocados periodicamente.

Para reforçar as medidas de higienização e dar maior segurança a colaboradores e passageiros, na proteção contra o vírus, as empresas disponibilizam álcool em gel para funcionários e clientes e estimulam o uso dos equipamentos de proteção individual para motoristas e pessoal de atendimento presencial ao passageiro.

As empresas também vêm estimulando o uso de máscaras de pano. Também fazem monitoramento constante da equipe para evitar o contágio, orientando para o uso de máscaras caseiras, que geram menos impacto ao meio ambiente. "Todos esses cuidados demonstram o quanto a segurança e a confiança dos passageiros são importantes para o retorno gradual à vida normal", reforça a conselheira da Abrati.

Para garantir o acesso às viagens neste momento de crise até o retorno à rotina normal, as empresas estão promovendo a adequação dos preços das passagens à realidade da renda do mercado consumidor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados