Um a cada cinco carros vendidos no Brasil vai para locadoras
No ano passado, as locadoras compraram 19,04% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no país, com os veículos da General Motors liderando o ranking
A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) lançou seu Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2019, em São Paulo, confirmando que o setor é o principal cliente das montadoras de carros do Brasil. De acordo com os dados divulgados, praticamente um a cada cinco veículos comercializados no País é destinado ao segmento.
No ano passado, as locadoras compraram 19,04% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no território nacional, sendo responsáveis pelo emplacamento de mais de 412 mil deles. Até então, o maior registro do setor havia sido em 2017, com 16,56% do total.
Dentro dos negócios, a locação diária para pessoas físicas teve 48% de participação na frota total das locadoras, sendo 27% para o Turismo de lazer e 21% para o Turismo de negócios. Já o aluguel de longo prazo para empresas e órgãos públicos ficou com os outros 52%.
A quantidade de locadoras distribuídas pelo Brasil também cresceu, 15,5%, ultrapassando a marca de 13,1 mil lojas. No ano anterior, eram 11,4 mil delas. Com isso, o faturamento bruto anual do setor atingiu R$ 15,3 bilhões em 2018, enquanto o faturamento líquido foi de R$ 13,9 bilhões.
MARCAS PREFERIDAS
De acordo com o anuário, a General Motors ocupou a liderança do ranking dos automóveis e comerciais leves mais emplacados pelas locadoras em 2018, com participação de 23,39%. Na sequência, apareceram a Fiat Chrysler (16,85%), a Volkswagen (16,7%), a Ford (14,61%) e a Renault (14,57%).
No ano passado, as locadoras compraram 19,04% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no território nacional, sendo responsáveis pelo emplacamento de mais de 412 mil deles. Até então, o maior registro do setor havia sido em 2017, com 16,56% do total.
Dentro dos negócios, a locação diária para pessoas físicas teve 48% de participação na frota total das locadoras, sendo 27% para o Turismo de lazer e 21% para o Turismo de negócios. Já o aluguel de longo prazo para empresas e órgãos públicos ficou com os outros 52%.
A quantidade de locadoras distribuídas pelo Brasil também cresceu, 15,5%, ultrapassando a marca de 13,1 mil lojas. No ano anterior, eram 11,4 mil delas. Com isso, o faturamento bruto anual do setor atingiu R$ 15,3 bilhões em 2018, enquanto o faturamento líquido foi de R$ 13,9 bilhões.
MARCAS PREFERIDAS
De acordo com o anuário, a General Motors ocupou a liderança do ranking dos automóveis e comerciais leves mais emplacados pelas locadoras em 2018, com participação de 23,39%. Na sequência, apareceram a Fiat Chrysler (16,85%), a Volkswagen (16,7%), a Ford (14,61%) e a Renault (14,57%).