Pedro Menezes   |   14/04/2025 12:15
Atualizada em 14/04/2025 12:17

Maior e com novas áreas, WTM-LA 2025 é oficialmente inaugurada em São Paulo

Edição deste ano está 11% maior em área de exposição e prevê um aumento de 8% de público em relação a 2024


PANROTAS / Emerson Souza
Bianca Pizzolito, diretora da WTM-LA
Bianca Pizzolito, diretora da WTM-LA

Está oficialmente aberta a WTM Latin America 2025, na manhã desta segunda-feira (14), no Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença de centenas de autoridades e líderes do setor. Maior, com mais espaços para expositores e cheia de novidades, uma das maiores feiras de Turismo da América Latina não poderia ter início sem as palavras oficiais da diretora da WTM-LA, Bianca Pizzolitto, que deu início a cerimônia.

A abertura começou com uma frase criada pelo ChatGPT (texto e voz), que resumiu o evento que será realizado no Expo Center Norte nos próximos três dias. "A frase que vocês acabaram de ouvir foi gerada pela inteligência artificial, a partir de dois programas gratuitos e livres na internet, em menos de cinco minutos", disse ela.

"Ela foi gerada como um resumo, a partir das minhas reflexões. E essas sim, são parte de todos os anos que me construíram como pessoa, com meu pensamento. Ou seja, de forma simples, eu pedi que o ChatGPT criasse uma frase de cinco linhas a partir deste conteúdo e me ajudasse a transformar em voz. Essa síntese criada só foi possível pelo input que dei, que veio de mim, pelo que construí e dividi com a plataforma. A tecnologia sendo usada como ferramenta a favor de nossas ideias, criadas pelo humano em nós. Eu fiz essa brincadeira para lembrar o tema desta edição de 2025 que é "Where Tech Meets Touch" ou seja, Onde a Tecnologia Encontra o Toque Humano. Trazendo assim para o palco essa integração"

Bianca Pizzolito, diretora da WTM-LA
PANROTAS / Emerson Souza
Jonathan Heastie, diretor de Portfólio da RX<br/>
Jonathan Heastie, diretor de Portfólio da RX

O diretor de Portfólio da RX, Jonathan Heastie, por sua vez, destacou que a WTM-LA vem se destacando por ser sempre evento criativo e que tem coragem para se reinventar. Segundo ele, trata-se de um evento que combina música, esportes, gastronomia, aventura e as novas tendências do Turismo.

"Aproveitem para conhecer os novos espaços da feira, que foram projetados para inspirar, conectar e expandir os negócios. A edição deste ano está 11% maior e esperamos um aumento de 8% de público. Sugiro que aproveitem todas as oportunidades para fechar novos negócios"

Diretor de Portfólio da RX, Jonathan Heastie

O diretor da RX para América Latina, Claudio Della Nina, complementou ressaltando que "a WTM Latin América exerce um papel estratégico, temos visto esse evento crescer e se fortalecer a cada ano, reunindo os principais players do setor e os destinos mais desejados".

PANROTAS / Emerson Souza
Claudio Della Nina, diretor da RX para América Latina
Claudio Della Nina, diretor da RX para América Latina

Conexão humana com novas ferramentas

Nestes três dias, segundo a diretora, a feira vai mostrar como união entre tecnologia e conexão humana atravessa toda a indústria do Turismo, além de lembrar que existem coisas que atravessam o tempo, coisas que fazem parte da história mais antiga — e que continuam vivas, mesmo quando o mundo se transforma tão rápido.

"No Turismo, isso é muito claro. A gente pode falar de inteligência artificial, de tecnologia, de novas ferramentas, de negócios que acontecem em poucos cliques. Mas, no centro de tudo, continuam as pessoas. Continuam as histórias. Continua o desejo humano, de se conectar, de trocar, de se mover em direção ao outro. É bonito perceber que, mesmo em um evento cada vez mais tecnológico como a WTM Latin America se propõe a ser, a nossa essência permanece: criar encontros, promover conexões, incentivar a experiência e a experimentação, celebrar a diversidade e a inclusão. Porque se existe uma tecnologia poderosa, ela sempre esteve aqui: é o nosso cérebro, é a nossa intuição, é a nossa capacidade de imaginar, de sonhar, de sentir"

Bianca Pizzolito, diretora da WTM-LA
PANROTAS / Emerson Souza
Bianca Pizzolito, diretora da WTM-LA
Bianca Pizzolito, diretora da WTM-LA

Bianca lembrou ainda que novas ferramentas foram implementadas para potencializar a conexão humana, para abrir espaço, criar possibilidades e facilitar negócios. Segundo ela, as tecnologias evoluem e se transformam, mas aquilo que nos torna humanos — o desejo de pertencer, de se emocionar, de conhecer o novo é insubstituível.

"Em minha avaliação, o Turismo nasce e só é possível dentro desse território fértil e suportado pelos pilares da conexão, da inclusão e da diversidade. E é esse espírito que queremos celebrar aqui: o espírito de uma indústria que olha para o futuro — mas que honra as suas raízes. Que investe em tecnologia — mas que nunca esquece do humano que está por trás dela", destacou Bianca.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados