Laura Enchioglo   |   17/04/2025 13:52
Atualizada em 17/04/2025 13:53

Lab Turismo apresenta soluções estratégicas e estreia projeto na WTM

Lab Consultoria também articulou parcerias do Estado do Espírito Santo durante a feira


PANROTAS / Emerson Souza
Ana Gabriela Galante e Richard Alves, da Lab Turismo
Ana Gabriela Galante e Richard Alves, da Lab Turismo

A Lab Turismo Consultoria marcou presença na maior feira de turismo da América Latina, a WTM Latin America 2025, em São Paulo, com o seu projeto Inspira Mundi, uma experiência que convida profissionais do setor a refletirem sobre o futuro do turismo de forma integrada, sensível e inovadora.

“Chegamos à WTM 2025 em um novo momento da Lab, com soluções validadas, parcerias estratégicas e um time que acredita no turismo como força de transformação. O projeto Inspira Mundi é uma extensão dessa crença: queremos provocar novos olhares, novas ideias e novos futuros”

Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria

Soluções da Lab Turismo Consultoria

  • MAPTUR (Mapa Estratégico para Gestão do Turismo) – Em operação desde 2022 e com mais de 20 destinos atendidos, o MAPTUR é uma plataforma que une metodologia, mentoria e tecnologia para apoiar o planejamento e a gestão pública do turismo. Seu diferencial está na gestão compartilhada em tempo real, com suporte técnico durante toda a jornada e foco em ações práticas.
  • Menturis – Focado no desenvolvimento estratégico de negócios turísticos, o Menturis atendeu mais de 50 empresas em 2024. A proposta é identificar os principais gargalos de posicionamento e comunicação e propor soluções que gerem impacto direto na comercialização. O programa conta com acompanhamento semanal, etapas personalizadas e foco na implementação.
  • Intelitur – Lançado oficialmente em 2025, com projeto-piloto iniciado na Serra da Capivara (PI), o Intelitur é um painel de inteligência para destinos turísticos. Em parceria com a Sprint Dados – referência nacional em análise de dados no setor –, a solução integra Big Data, visualizações interativas e metodologias próprias para transformar dados dispersos em decisões estratégicas.
  • Fortalece Turismo – Já aplicado em mais de 15 destinos nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo, o programa promove a formação de lideranças locais, fortalecendo a governança e a colaboração entre diferentes agentes do setor por meio de encontros presenciais e mentorias online.

Apoio técnico

Além disso, a Lab Consultoria articulou parcerias do Estado do Espírito Santo durante a WTM. A delegação capixaba, formada por representantes da Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES), Sebrae-ES e do Conselho Estadual de Turismo (Contures), participou de reuniões com grandes players do setor, como a PANROTAS, Azul Viagens e Decolar.

Durante a feira, foram realizadas reuniões de alto nível conduzidas pelo Contures e comprometidas pela Setur-ES com foco em projetos estruturantes. A agenda contou com a presença do secretário de Turismo do Espírito Santo, Victor Coelho, do presidente do Contures, Valdeir Nunes, da subsecretária de Turismo do Estado, Lorena Vasques, e de Renata Vescovi, representante da diretoria do Sebrae-ES.

As conversas com operadoras e companhias aéreas avançaram no sentido de ampliar a conectividade aérea do Estado, com planos de voos dedicados para o público turístico, e em ações conjuntas de promoção dos atrativos capixabas nos principais canais de venda para o trade e mídia do setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados