Abav Expo 2025 terá pavilhões maiores, espaço de luxo e volta do corporativo
Marcada para outubro, a feira da Abav já está com 70% da planta já está devidamente comercializada

Maior em área de exposição, maior em número de marcas e previsão de ser a maior da história em público. Entre fatos e expectativas, a Abav Nacional já iniciou a preparação da Abav Expo 2025, que volta ao Rio de Janeiro neste ano, entre os dias 8 e 10 de outubro, assim como também acontecerá nos anos de 2027, 2029 e 2031.
Considerada uma das maiores feiras de Turismo do Brasil, a Abav Expo terá uma planta 20% maior nesta edição, com a chance grande de bater o recorde de 43 mil pessoas nos três dias de feira. Segundo a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, que foi convidada para um almoço com a equipe da PANROTAS, em meio a WTM-LA 2025, 70% da planta já está devidamente comercializada.
A grande novidade deste ano será o espaço de luxo chamado de Abav Exclusive, que reunirá fornecedores e buyers devidamente selecionados, num espaço íntimo e reservado para fazer negócios. Outro ponto de destaque é a volta do setor corporativo, em parceria com Abracorp e com apoio do Visit Rio, que terá uma área conjunta para Mice e corporativo. Os profissionais ainda farão um tour exclusivo pela cidade do Rio.

Ana Carolina também confirmou o nome dos dois pavilhões da Abav Expo 2025: Pavilhão Sesc, que reunirá os estandes de governo e destinos turísticos, e o Pavilhão Senac, que reunirá empresas e destinos internacionais. Ambos estarão, claro, no Riocentro, local onde acontecerá o evento.
A ocasião também será especial porque iremos conhecer a sede da Abav Expo 2026. O mistério paira no ar, mesmo ainda sem edital. No entanto, Ana Carolina Medeiros confirmou que São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal já demonstraram interesse de receber a edição do ano que vem da feira. "Antes de deixar o cargo, quero deixar todas as sedes definidas até 2031", disse a presidente da Abav Nacional.
Programa de receptivo da Abav Nacional
O Turismo receptivo pode ganhar um espaço na Abav Expo 2025. A associação destaca que o setor é fundamental na entrega da viagem, embora sempre seja pouco valorizado. Para mudar isso, a associação até criou um conselho focado exclusivamente nos receptivos. A proposta é integrar receptivos e agentes de viagens em uma abordagem única, garantindo que o parceiro que recebe o cliente seja parte da mesma venda.
"Percebemos que, para garantir uma boa experiência de viagem, não basta vender o destino — é essencial oferecer um bom receptivo. Esse setor é parte fundamental da entrega da viagem, mas historicamente foi pouco valorizado. A Abav reconhece essa lacuna e está assumindo o compromisso de mudar esse cenário. Estamos ouvindo as dores do setor, mapeando necessidades reais e abrindo espaço para esse segmento dentro da feira da Abav e em eventos internacionais"
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
A Abav Nacional ainda está lançando um Programa de Qualificação dos Receptivos, com foco em três pilares: capacitação técnica; promoção comercial; e identificação e valorização no mercado. Atualmente, não há nem mesmo um mapeamento sobre as empresas de receptivo, algo que a Abav deseja mudar.
O projeto-piloto do programa será realizado no Estado de São Paulo, com 31 receptivos já inscritos. A intenção é expandir para todo o Brasil, levando esses profissionais também para participar de missões internacionais e dos próprios eventos da Abav (Abav Expo, Abav Meeting e a missão internacional para a WTM Londres).