WTM-LA amplia prazo de inscrições para Prêmio de Turismo Responsável 2025
Projetos podem ser inscritos até o dia 22 de fevereiro em seis categorias

A WTM Latin America está ampliando o prazo de inscrições para o Prêmio de Turismo Responsável até 22 de fevereiro. A decisão visa garantir que mais projetos, especialmente aqueles liderados por pequenas empresas, tenham tempo suficiente para se inscrever.
Até o momento, quase 70 projetos de oito países já foram inscritos, com o Brasil liderando o ranking, seguido por Colômbia, México e Argentina. Honduras estreia na premiação, com uma iniciativa inscrita até o momento. A edição 2025 destaca a inclusão de uma nova categoria, dedicada ao resgate da memória e valorização do patrimônio histórico, que já estreia com grande adesão.
Ainda, o júri será renovado em cerca de 80% de sua composição. “Isso porque mesmo as organizações que já foram parceiras em 2024 nomearam outros especialistas para a seleção dos vencedores deste ano”, explica Pablo Menendez, responsável pelo prêmio.
Além das ONGs e instituições latino-americanas, o corpo de seleção inclui agentes de viagens, operadores de turismo, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião de diferentes países latino-americanos, o que consolida a relevância do Prêmio.
Os finalistas serão anunciados na primeira semana de março, e os vencedores revelados no dia 15 de abril de 2025, durante a WTM Latin America, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.
As seis categorias são:
- Melhores iniciativas para enfrentamento das mudanças climáticas e para conservação da biodiversidade. Apoiador: Adventure Travel Association
- Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e inclusão no turismo. Apoiador: Muda! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável
- Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo. Apoiador: La Mano Del Mono
- Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos. Apoiador: Planeterra
- Melhores iniciativas para o turismo Indígena e/ou Comunidades Tradicionais. Apoiador: Winta
- Nova! Melhores iniciativas para o resgate da memória e valorização do patrimônio histórico. Apoiador: Acotur
As inscrições devem ser feitas até dia 22 de fevereiro, clicando aqui para o acesso em português, aqui para o acesso em espanhol e aqui para o acesso em inglês.