Da Redação   |   26/02/2025 16:10
Atualizada em 26/02/2025 16:11

Na Anato, Freixo reafirma desejo do governo de transformar Amazônia em destino turístico

Ele destacou também a importância do mercado colombiano e estratégias para atrair mais turistas ao Brasil

Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

BOGOTÁ - A 44ª Vitrine Turística da Anato, maior feira de Turismo da Colômbia, teve início nesta quarta-feira (26), em Bogotá. O Brasil participa do evento como destino homenageado, assim como ocorreu na Fitur Madri 2025, levando atrativos brasileiros e mais de 20 coexpositores, em parceria com o Sebrae.

Em entrevista logo no primeiro dia de feira, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância do mercado colombiano e as estratégias para atrair mais turistas ao Brasil.

"O Brasil foi o país homenageado na Argentina, o Brasil foi o país homenageado na Espanha, o Brasil é o país homenageado na Colômbia. Trata-se de um grande esforço em colocar o Brasil em evidência durante essas feiras. Sabemos que essas conquistas não se limitam à Colômbia apenas, mas quando viemos aqui como o país homenageado, conseguimos ter uma série de estratégias alinhadas também com o governo espanhol"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Freixo lembrou que houve um aumento considerável de turistas colombianos no ano passado visitando o Brasil. "Essa é uma tendência que vai continuar, já que os turistas têm cada vez mais voos de/para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. E além desta rede aérea, Brasil e Colômbia podem se promover juntos, ter um produto único e assim apresentar aos mercados mais distantes, como o asiático, por exemplo", disse ele.

Estande do Brasil na Anato 2025
Estande do Brasil na Anato 2025

"Considero isso um salto qualitativo. Não é o Brasil competindo com a Colômbia pelos chineses, é o Brasil e a Colômbia juntos para recebê-los e assim poderem ter experiência mais diversificada, o que é interessante, é algo novo, é o que as pessoas pensaram e estão começando a construir. Na minha visão, uma estratégia muito poderosa"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Marcelo também comentou sobre o Turismo como modelo econômico ideal para preservar a Amazônia, gerar emprego e renda para os povos tradicionais da região e como forma de integrar a América Latina.

"Brasil e a Colômbia têm uma fronteira muito decisiva, que é a fronteira amazônica. E um dos desejos do governo brasileiro é transformar a Amazônia em um destino turístico. Eu sempre digo que a floresta só está no limbo, porque as raízes da floresta são seus povos tradicionais. Essas comunidades, infelizmente, são vítimas de atividades ilegais, enquanto o Turismo pode ser uma ótima solução para a Amazônia. Portanto, é necessário que Colômbia e Brasil pensem na Amazônia juntos, para que as pessoas possam fortalecer um turismo responsável, sustentável e evidente"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Adrian Gonzalez, do Ladevi, especial para o Portal PANROTAS.

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