Luiz Felipe Simões   |   06/12/2024 17:24

Governo de Sergipe apresenta programa de apoio à captação de eventos

Iniciativa visa consolidar o estado como destino estratégico para eventos de médio e grande porte

Divulgação
Evento reuniu representantes do poder público, associações de classe, entidades patronais e profissionais ligados ao setor
Evento reuniu representantes do poder público, associações de classe, entidades patronais e profissionais ligados ao setor

O Centro de Convenções AM Malls foi palco do lançamento do programa Sergipe de Portas Abertas, uma iniciativa do Governo de Sergipe, que tem como intuito consolidar o estado como destino estratégico para eventos de médio e grande porte.

O evento reuniu representantes do poder público, associações de classe, entidades patronais e profissionais ligados ao setor de eventos, com o objetivo de apresentar políticas públicas voltadas para o fortalecimento da captação de eventos no estado.

Além disso, a ocasião incluiu a divulgação de um edital de apoio à captação deeventos, com lançamento previsto para janeiro, além da divulgação das novas estratégias de planejamento para o setor.

Estruturação do destino e vantagens competitivas

A secretária executiva de Turismo, Daniela Mesquita, ressaltou a importância do evento para o Turismo de Sergipe. “Este é um marco na história do estado. Sergipe é um destino que abraça, e essa hospitalidade faz toda a diferença para quem escolhe realizar eventos aqui. A infraestrutura que disponibilizamos é complementada por diversas vantagens como a mobilidade urbana, um aeroporto modernizado, uma ampla malha aérea, excelentes hotéis e restaurantes, e tudo isso com o melhor custo-benefício do Nordeste.”

Divulgação
Daniela Mesquita, Secretária Executiva da Setur
Daniela Mesquita, Secretária Executiva da Setur

Mesquita também destacou o papel estratégico dos eventos âncora promovidos pelo estado, como a Vila da Páscoa e o Natal Iluminado, que criaram um alicerce para atrair turistas e movimentar a economia.

“Em um primeiro momento esse foi o foco, nossos eventos âncoras, que criam um calendário anual, agora, com a chegada do Hugo Julião, diretor de captação de eventos, avançamos para um novo patamar, voltado para a captação de eventos nacionais e internacionais, e temos hoje um Centro de Convenções e uma rede de fornecedores locais que são cases de sucesso", disse ela.

Ações de apoio do governo

O Governo trabalhará com 4 eixos de ações para impulsionar a captação de eventos no estado. São eles:

1. Parcerias Estratégicas

  • Construção de parcerias com entidades e empresas privadas.
  • Fortalecimento da cadeia produtiva do Turismo.
  • Geração de impacto positivo na economia local.

2. Incentivos Financeiros

  • Oferta de subsídios e incentivos financeiros para eventos.
  • Redução de custos para organizadores.
  • Aumento da atratividade de Sergipe como destino de eventos.

3. Promoção e Divulgação

  • Campanhas publicitárias para promover eventos realizados no Estado.
  • Ações de marketing para ampliar a visibilidade dos eventos e atrair maior público.

4. Apoio Logístico

  • Suporte em infraestrutura, segurança e serviços essenciais.
  • Garantia de fluidez e sucesso na execução dos eventos.
  • Atualização de um inventário (base de dados) para organização e monitoramento de eventos.

Estratégias para o crescimento sustentável

Divulgação
Parte do núcleo de captação do GTE - Grupo técnico de Eventos
Parte do núcleo de captação do GTE - Grupo técnico de Eventos

O Secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, detalhou as estratégias do estado para captação de eventos. Segundo ele, a principal meta é transformar Sergipe em uma referência nacional em Turismo de eventos, promovendo benefícios econômicos e sociais a longo prazo.

Filgueira enumerou alguns importantes pilares estratégicos:

1. Aumento da visibilidade e Prestígio

“Trazer eventos de grande porte para Sergipe significa colocar o estado no mapa nacional e internacional, o que atrai novos investimentos, amplia a relevância do destino e promove um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico.”

2. Desenvolvimento sustentável

“Estamos incentivando práticas de sustentabilidade na realização de eventos, como a adoção de construções verdes e a gestão eficiente de recursos. Nosso objetivo é mostrar que Sergipe não só está preparado para receber eventos de grande porte, mas também para fazê-lo de forma responsável e alinhada às melhores práticas ambientais.”

3. Fortalecimento de redes e parcerias

“Eventos não são iniciativas isoladas. Envolvem a colaboração entre governo, associações profissionais, empresas e universidades. Este programa reforça um ambiente cooperativo, que é essencial para o sucesso e a continuidade de nossas ações.”

4. Desenvolvimento econômico e geração de negócios

“Cada evento traz consigo um impacto direto no setor de hospedagem, alimentação, transporte e serviços. Esse aumento na atividade econômica local é um motor para a geração de empregos e o surgimento de novos negócios, além de proporcionar retornos significativos para a economia do Estado.”

5. Promoção e valorização cultural

“Eventos são oportunidades de celebrar e promover a identidade cultural de Sergipe. Ao destacar nossa história, tradições e gastronomia, também atraímos visitantes em busca de experiências autênticas.”

Reconhecimento naciona

Divulgação
Paulo Octávio, Presidente da Ubrafe
Paulo Octávio, Presidente da Ubrafe

Paulo Octávio, presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos (Ubrafe), elogiou a iniciativa. “Viajo pelo Brasil inteiro e é raro encontrar um estado com estratégias tão bem organizadas para a captação de eventos. Sergipe está de parabéns pela centralização de informações e pela criação de políticas claras que fortalecem o setor.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados