Beatrice Teizen   |   24/10/2024 12:33
Atualizada em 24/10/2024 13:05

BTM 2024 tem início em Fortaleza reforçando Nordeste como porta de entrada

Décima terceira edição da feira de Turismo tem previsão de receber 5 mil profissionais do Brasil e de fora


PANROTAS / Emerson Souza
Breno Mesquita e Cláudio Júnior, da BBC Eventos, organizadores da BTM
Breno Mesquita e Cláudio Júnior, da BBC Eventos, organizadores da BTM

FORTALEZA – Acaba de começar o 13º Brazil Travel Market, em Fortaleza. Entre hoje (24) e amanhã (25), agentes e operadores de viagens se reunirão no Centro de Eventos do Ceará para dois dias de feira, rodadas de negócios e capacitações nesta que promete ser a maior edição do evento.

São esperados 5 mil profissionais do Turismo que acompanharão as novidades lançadas pelos destinos e marcas expositoras, assim como participarão das apresentações e capacitações que serão realizadas. Entre elas, algumas especiais, como as da Disney Destinations, que trará as principais informações do Walt Disney World Resort e Disney Cruise Line.

"A cada ano tentamos superar a BTM, querendo trazer o melhor para os agentes de viagens, profissionais e expositores. Além de feira, trazemos conteúdo, rodadas de negócios que contam com mais de 200 agentes, eventos paralelos. É muito gratificante", diz o CEO da BBC Eventos, realizadora da BTM, Breno Mesquita, durante a cerimônia de abertura.

Mesquita aproveitou o momento para agradecer a presidente da Abav Nacional, ana Carolina Medeiros – presente no palco – por seu trabalho na luta da aprovação da Lei Geral do Turismo, em 18 de setembro.

"Alcançamos algo que há muitos anos batalhávamos. Sabemos que ainda falta, a luta não acabou. Por isso, pode contar comigo para que a gente chegue lá", complementou.

Importância do Nordeste para aumento de visitantes

O diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, em sua fala na abertura da BTM 2024, pontuou que o Nordeste é uma importante porta de entrada para trazer mais turistas estrangeiros ao Brasil. Amanhã (25), inclusive, haverá uma reunião com secretários estaduais para discutir a criação de um roadshow para a promoção da região.

PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Reis, da Embratur
Bruno Reis, da Embratur

"De janeiro a setembro o País recebeu 5 milhões de visitantes internacionais. Estamos próximos de atingir o recorde em dezembro deste ano ou em janeiro do ano que vem. Então, apresentar o produto Nordeste é uma das formas de conseguir trazer ainda mais viajantes de fora", pontua.

Mas há desafios – como o setor aéreo

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, afirmou que a capital cearense vive um momento muito rico, uma vez que a cidade vem sendo a mais buscada para férias e alta temporada em plataformas como Airbnb, Booking, Decolar e Expedia. No entanto, o Turismo brasileiro enfrenta desafios, como o Turismo interno, principalmente por conta do fator aéreo.

"O ambiente aéreo necessita ser pensado. O presidente Lula precisa levar esta questão do aéreo como plano de estado. Não podemos ficar com três companhias aéreas, e parece que agora apenas duas [referindo-se à possível fusão entre Azul e Gol]. Uma passagem aérea para o Ceará não pode custar R$ 4 mil ou R$ 5 mil para Gramado. O brasileiro vai preferir ir para Lisboa ou Miami, por exemplo", reforça Pereira.

PANROTAS / Emerson Souza
Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza
Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza

O dirigente aponta que o Turismo representa 8% do PIB nacional, sendo uma grande mola de desenvolvimento econômico do Brasil. Por isso, é preciso fomentar o Turismo interno. "Se conseguirmos mudar este contexto, o País dá um salto importante", conclui.

A BTM acontece no Centro de Eventos do Ceará com área de exposições – incluindo o estande da PANROTAS, no número 70 –, palestras, capacitações e rodadas de negócios, nesta quinta (24) e sexta-feira (25).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados