Geração de negócios na Travel Next Minas 2024 supera números de 2023
Segunda edição do evento em Belo Horizonte registrou a entrada de 5.123 profissionais do Turismo
A segunda edição da Travel Next Minas, que aconteceu entre os dias 16 e 17 de agosto em Belo Horizonte, registrou a entrada de 5.123 profissionais do Turismo. A geração de negócios foi estimada em R$ 60 milhões, superando, portanto, a edição de 2023, que teve a conversão de R$ 40 milhões em vendas.
“A gente queria a promoção do Estado, a organização da operação e a facilidade de levar conhecimento e produtos aos agentes para que ele se prepare, venda e faça a indústria girar. Cumprimos 100% do objetivo, trazendo agentes de qualidade com o apoio das operadoras-âncora Cativa, FRT e Orinter. Todos os cantos da Travel Next Minas foram preenchidos, as palestras estavam sempre cheias”
Rubia Coser, uma das diretoras do evento
Rubia também celebrou o sucesso da Travel Lux, espaço voltado à capacitação e ao fechamento de negócios no segmento de luxo, que contou com onze expositores e 215 agências de viagens cadastradas. Para Marcelo Zingalli, curador do espaço, os resultados foram surpreendentes. “Trouxemos agências qualificadas que já atuam com Turismo de luxo no Brasil inteiro e capacitamos empresas com potencial para atuar esse segmento, colocando-as em contato com as empresas presentes”, disse o profissional que contabiliza uma década de experiência no segmento Turismo de luxo.
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Palestras
Na curadoria das palestras estava Daniel Turbox, referência em automação e inteligência artificial para a indústria do Turismo que selecionou os palestrantes que subiram ao palco do Auditório Tiradentes. Entre os temas, a priorização foi por questões que possam ajudar o trabalho cotidiano das agências de viagens, um mix de marketing, vendas e inovação.
No segundo dia de evento, Sabrina Bull abriu a programação temática aconselhando os presentes a investirem em produção de conteúdo para impulsionar as vendas. Ela sugeriu que as agências incluam a atividade na rotina, gravando vídeos durante as viagens de familiarização para transformar em material de vendas e compartilhou um passo a passo com dez dicas para criar essas chamadas de vendas. “A audiência aumenta quando estamos viajando, então é preciso aproveitar essa oportunidade”, disse.
Rogéria Pinheiro subiu ao palco reforçando a importância da rentabilidade saudável para prosperar no Turismo. “Quem insiste em reclamar da evolução e não coloca o cliente no centro de tudo, quem vende preço e não valor, está com os dias contados”, alertou.
Cris Mendes abordou a importância do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal para conquistar o que ela chama de produtividade sustentável, com eficiência profissional e qualidade de vida. “É preciso encontrar os caminhos práticos da inovação a partir de seus próprios saberes”, cravou.
O segundo dia também ficou marcado pelas palestras sobre destinos internacionais. Curaçao reforçou o aumento de frequências de voos diretos a partir da capital mineira como oportunidade para os agentes aumentarem as vendas. Vinicius Dantas, executivo de contas do Turismo de Curaçao no Brasil, detalhou os atrativos da ilha caribenha – a começar pela capital, Willemstad – e abordou a rede hoteleira e particularidades do destino.
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Ney Neves, representante de Washington DC no Brasil, apresentou detalhes da capital norte-americana que surpreenderam os agentes presentes. Além do fácil acesso aéreo, o executivo destacou o fato de a cidade oferecer 100 atrativos turísticos com entrada gratuita – incluindo 17 museus e o zoológico – e abordou a imponência no National Mall, os ícones do Turismo da cidade e as diversas opções de gastronomia e compras. “Washington DC é ideal para qualquer perfil de turista, das famílias aos casais e até ao viajante solo”, defendeu.
Destinos expositores
Entre os diferentes destinos nacionais expositores, o destaque foi para o estado-anfitrião. Minas Gerais participou com um estande de 250 metros quadrados e destacou a cozinha mineira e a “mineiridade” na recepção dos turistas como seus maiores atrativos. “Tivemos 12 cozinhas-show apresentadas por chefs da capital e do interior, destacando ingredientes autênticos como o milho, a mandioca e o queijo, e servimos mais de 3 mil porções de iguarias preparadas, além de 1,5 mil unidades de pão de queijo”, afirmou Petterson Menezes Tonini, superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult MG).
O encerramento da Travel Next Minas foi marcado por uma homenagem prestada aos destinos inovadores. Minas Gerais, Alagoas, Campos do Jordão (SP), Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Lupis (MA) e Sergipe, além da premiação aos executivos que foram destaque em 2024: Herika Alves, da HotelDO, Roseane Cavalcanti, da Incomum Viagens, e Luiz Claudio, da Cativa.