Karina Cedeño   |   28/08/2024 12:21
Atualizada em 02/09/2024 10:19

Faltam 28 dias: veja cifras e números previstos para a Abav Expo 2024

Serão 198 estandes com, aproximadamente, 1,5 mil marcas expositoras; veja números da feira


Reprodução/Coletiva de imprensa Abav Expo 2024
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, durante coletiva de imprensa
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, durante coletiva de imprensa

A Abav Expo deste ano, que será realizada de 26 a 28 de setembro no CICB, em Brasília, espera 30 mil visitantes nos três dias do evento. A feira deverá injetar R$ 30 milhões na economia da cidade, de acordo com a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.

“Percebemos que o trade de Brasília está muito empolgado com a feira e a expectativa em relação a ela é grande. Durante a semana da Abav Expo espera-se a injeção mais de R$ 30 milhões de gastos imediatos com hospedagem, transporte e alimentação, além da geração de emprego e renda”, comenta Ana Carolina.

Confira os números da Abav Expo 2024:

  • Área total: mais de 30 mil metros quadrados;
  • 198 estandes com, aproximadamente, 1,5 mil marcas expositoras;
  • Destinos internacionais: 22
  • Destinos nacionais: 26 UF + 15 municípios;
  • Espaço operadora: 36 empresas;
  • Compradores convidados: 120 (60 internacionais, 20 do segmento Mice, 20 DMCs, 20 operadoras nacionais);
  • Mais de 30 mil participantes, sendo aproximadamente 10 mil de fora de Brasília;
  • Estimativa dos gastos de visitantes: R$ 30 milhões.


Além da área de exposição, a feira também terá a área de capacitação Abav Talks, que terá quatro arenas, com capacidade para 60 participantes cada. A expectativa é realizar 60 treinamentos para quatro mil participantes, entre palestras, painéis e capacitações, que abrangerão temas como:

  • Afroturismo e Povos Originários;
  • Turismo 60+;
  • Turismo Inclusivo e Diversidade;
  • Direito do Consumidor com o Desembargador Leonardo Bessa;
  • Turismo Cívico, entre outros, além de treinamentos de produtos e serviços turísticos.

"Teremos também o Buyers Club, com 60 compradores internacionais de 13 países diferentes. E traremos para o segmento Mice 20 empresas. O número pode parecer baixo, mas são grandes empresas e vão fazer um roteiro para conhecer a cidade, seus principais pontos turísticos e espaços de eventos”

Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional

Uma novidade neste ano é a abertura da Abav Expo para o público em geral, no dia 28 de setembro. Além da visitação de profissionais do setor, a feira proporcionará ao consumidor a oportunidade de conhecer mais sobre produtos e destinos turísticos. A entrada solidária terá valor de R$ 20 reais e será totalmente revertida para o Médico sem Fronteiras.

A feira também terá o Desafio Abav, gamificação criada com o intuito de crira caminhos que geram mais conhecimento e negócios, além de acumular pontos que poderão ser trocados por recompensas na loja do Game. São cinco trilhas que incentivam os participantes a explorar os estandes e fazer networking, a partir de jogos de perguntas e respostas, eastereggs e prêmios.

Impactos da Abav Expo para Brasília

Reprodução/Coletiva de imprensa Abav Expo 2024
Coletiva de imprensa realizada hoje com Jerusa Hara, Cristiano Araújo e Ana Carolina Medeiros
Coletiva de imprensa realizada hoje com Jerusa Hara, Cristiano Araújo e Ana Carolina Medeiros

Jerusa Hara, destaca também que 80% dos produtos e serviços turísticos no Brasil são comercializados por meio de agências de viagens e que a presença massiva dos profissionais do setor na cidade que sedia o evento gera impactos positivos. os efeitos que serão deixados no destino anfitrião do evento.

"Após a Abav Expo, Brasília irá aproveitar a onda que a feira trará para o Turismo local. Ela deixará um resultado positivo - e futuro - na cidade, considerando que o agente de viagens irá vender o destino Brasília posteriormente. Pesquisas realizadas pela Abav com associados mostram que, até seis meses após a realização do evento, o destino anfitrião da feira apresenta alta de comercialização de pacotes e passa a figurar entre os cinco destinos nacionais mais comercializados", comenta Jerusa.

"Foram R$ 7 milhões investidos na realização deste evento e a expectativa de retorno é de, no mínimo, R$ 30 milhões. O evento espera receber dez mil pessoas por dia, totalizando 30 mil participantes nos três dias de feira. Se cada um gastar em media R$ 1 mil, temos R$ 30 milhões, um número extremamente conservador, pois esperamos lucros maiores. A feira já se paga cinco vezes mais o que o governo está investindo nela", complementa o secretário de Turismo do Distrito federal, Cristiano Araujo.

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