Com presença de Alckmin, Salão Nacional do Turismo é oficialmente aberto
Salão Nacional do Turismo acontece até domingo (11), no Riocentro, no Rio de Janeiro
RIO DE JANEIRO - Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e demais autoridades, ocorreu nesta sexta-feira (9) a cerimônia oficial de abertura do Salão Nacional do Turismo 2024. O ponto alto foi o lançamento do Plano Nacional do Turismo.
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Sérgio Malta, diretor técnico do Sebrae-RJ, José Carlos Cirilo, diretor geral do Sesc Nacional, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, presidente da FecomercioRJ, Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do RJ, Patrick Correa, presidente da Riotur, Daniela Maia, secretária de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, entre outras autoridades também marcaram presença.
"O Salão acabou sendo interrompido por 12 anos, mas retomamos esse que é um evento muito importante para o trade e que promove grandes eventos e destinos turísticos. Com poucos recursos, conseguimos esse ano que mais de 50 milhões de brasileiros viajassem no Carnaval e permitimos que mais de 20 milhões de brasileiros fossem curtir o São João no Brasil inteiro"
Celso Sabino, ministro do Turismo
Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, destacou o potencial do setor turístico no Brasil e não escondeu a felicidade de ver o Turismo se desenvolvendo rápido, indústria que acaba se beneficiando do momento do País que, segundo ele, está com inflação em queda e gerando mais emprego e renda.
"Turismo é saúde. O ser humano não é máquina, precisa descansar, precisa ter entretenimento. O Turismo é educação, você conhece e aprende ao viajar. O Turismo é paz porque aproxima os povos, e, principalmente, o Turismo é emprego e renda. O grande desafio do mundo moderno é gerar emprego e renda. O governo dá todo apoio ao Turismo, que está crescendo"
Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil
Embratur
"O Brasil voltou. A retomada da Marca Brasil conjugou com o Brasil do Turismo, do diálogo, do Brasil com S, do saber e do sabor, da diversidade que encontramos aqui no Salão do Turismo. O PIB do Turismo já representa 8% da nossa economia, uma possibilidade concreta para gerar emprego e renda de maneira sustentável. Não há um Brasil para turista e outro para brasileiro. É um só: para se viver e para ser visitado"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Setur-RJ
"Trabalhamos muito para termos uma retomada forte e os números colhidos são fruto desta integração do governo, entidades e sociedade civil, comprovando que o Turismo tem uma força na economia muito grande no Rio de Janeiro e em todo o Brasil", destacou Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do RJ.
FBHA
"Iniciativa de um trabalho conjunto de todo o trade brasileiro para estarmos aqui ajudando a promover o Salão Nacional do Turismo, sumamente importante para promovermos o Turismo e a Cultura do País.. Um Salão com esta magnitude é a expressão clara de como o Turismo pode ajudar este País", disse Alexandre Sampaio.
FecomercioRJ
"Para nós, do Sistema S-Sesc-Senac, é fundamental capacitar a mão de obra e chegar ao mercado de trabalho representando muito bem o nosso País. O Turismo é o nosso novo petróleo, e parabenizo o Ministério do Turismo por ter escolhido o Rio como sede do evento neste ano", disse Antonio Florencio de Queiroz Junior.