Filip Calixto   |   25/07/2024 15:47

Milton Zuanazzi promete supermercado turístico no Salão do Turismo 2024

O secretário Milton Zuanazzi elenca o que há de novo e o que o visitante pode esperar do evento

PANROTAS / Emerson Souza
Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, fala sobre a edição 2024 do Salão do Turismo
Milton Zuanazzi, secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, fala sobre a edição 2024 do Salão do Turismo

Esperando receber 100 mil pessoas no Riocentro (RJ), entre os dias 8 e 11 de agosto, o MTur apresentou mais algumas novidades do que poderá ser visto na edição 2024 do Salão do Turismo. Dividido por regiões, o evento vai apresentar as principais tendências de Norte a Sul do País. Estarão, ainda, os principais representantes do trade e parceiros do ministério que ajudam a construir o Turismo nacional, como Sebrae, Sesc e Senac.

O secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, conta o que de principal o Salão traz de novo nesta que será a sua 8ª edição. Confira.

Como o evento ajuda o setor a impulsionar o Turismo nacional

Segundo Zuanazzi, o evento colabora para o cenário atual pois o trade precisa de produtos turísticos. "Sem produto ele não tem o que vender. Então, é muito importante que você tenha no País um esforço de formatação, de desenvolvimento, de qualificação de novos produtos para o futuro do próprio trade. Porque, se não o trade vai ficar vendendo a mesma coisa o tempo todo. Então, o Salão é uma espécie de supermercado turístico. Você não pode ir a um supermercado a vida inteira, na mesma gôndola, vender as mesmas coisas. Se você não tiver essa reposição, essa renovação, essa troca, você perde o vigor", aponta.

O executivo pontua ainda que o público que irá ao encontro está atrás de novidades e a feira cumpre o papel de atrair e apresentar para consumirem esses destinos e esses produtos turísticos.

Temas prioritários nas discussões deste ano

O secretário afirma que os Estados são os responsáveis por dar o tom das temáticas ao longo do evento. De acordo com ele, o Salão é um movimento onde as 323 instâncias de governança regional espalhadas pelo Brasil decidem o que querem discutir.

"Diria que eles, a maioria dos estados e dessas regiões turísticas, escolheram essas novas tendências que a gente está sentindo no século 21. Uma tendência outdoor, uma tendência de coisas na rua, externas. Pode ser no campo, pode ser nas serras, pode ser nas praias, pode ser nas trilhas de longo curso, no ecoturismo, no turismo de aventura, no turismo de base comunitária. Então, é uma escolha vinda do setor"

diz o secretário

Zuanazzi lembra que no ano passado o evento naturalmente ressaltou as belezas de sol e praia do Brasil. Para este ano a ideia, balizadas pelos Estados, é explorar as cinco regiões. "Vai ter segmentos, sol e praia, ecoturismo, rural, porém dentro das cinco regiões",antecipa.

"Mas também teremos uma área de tendências, que lá sim, trabalharemos por áreas temáticas, parques temáticos, designer e turismo, vamos ter também um trabalho forte com pesca esportiva. Vai ter toda uma área de produção associada bem melhor que ano passado, com café, chocolate, vinhos, cachaças, queijos, tudo que a agroindústria familiar brasileira produz. Além disso, a gastronomia típica dos estados e o artesanato local estarão presentes", acrescenta.

Presenças do trade

O secretário antecipa ainda que diversas associações estarão representadas no evento. Entra elas:

  • Conselho Nacional do Turismo
  • ABIH
  • Abav
  • Braztoa
  • Senac
  • Sebrae
  • Senac

Acesso ao Salão

O Salão do Turismo será totalmente gratuito. "É uma inscrição no site que nós vamos liberar em breve. Aí, a pessoa se inscreve e terá acesso a toda a programação do evento", finaliza Zuanazzi.


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