Festuris acontecerá mesmo sem o Aeroporto de Porto Alegre, garantem CEOs
Evento espera receber as mesmas 15 mil pessoas do ano passado para reconduzir o Turismo gaúcho
Com ou sem aeroporto de Porto Alegre operando em novembro, o Festuris 2024 está mantido. É o que garantem os CEOs do principal evento de Turismo do Rio Grande do Sul, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. O 36º Festuris será de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Inscrições estarão abertas ainda em junho.
Após visitas técnicas realizadas ontem por membros do governo e da administradora Fraport Brasil, o prazo para reativação do Aeroporto de Porto Alegre ficou em aberto. Estima-se que a reativação do terminal aconteça apenas em dezembro deste ano, isso se as obras de limpeza e reparo começarem já em junho.
Diante de tais incertezas, o Portal PANROTAS questionou a diretoria do Festival de Turismo de Gramado. "O Festuris 2024 está mantido. Temos o compromisso de sermos o motor da reconstrução do Turismo no Estado, por meio dos negócios B2B da nossa feira. Esperamos, inclusive, manter os 15 mil profissionais da edição do ano passado", afirma Zorzanello. Segundo ele, a lista de expositores vai ser maior do que a edição 2023 e não houve nenhuma desistência desses parceiros, mesmo após a notícia sobre a imprevisibilidade do Aeroporto Salgado Filho.
"Cientes da situação, poderemos negociar com expositores uma reacomodação para o ano que vem, mas isso não deve acontecer, pois já estamos trabalhando em todas as alternativas para trazermos o público. O aeroporto de Canoas terá mais voos, o de Caxias do Sul está se reestruturando para operar sob neblina, Jaguaruna (SC) aumentará voos e Florianópolis já está se tornando uma via popular aos poucos para quem busca a Serra Gaúcha. Cogita-se Pelotas também. Seja qual forem os terminais, o importante é que traremos todos que estiverem interessados. Mais do que isso, convocamos o público para virem e nos ajudarem a reconduzir o Estado", afirma Zorzanello.
Ele e a sócia Marta Rossi, contudo, ainda não perderam a esperança com a volta do Aeroporto de Porto Alegre antes do início da feira. O prazo de dezembro é extraoficial, veiculado pela imprensa gaúcha com base em supostas fontes do governo. "Ainda temos expectativa de que conseguirão antecipar. Otimistas de que esse prazo extraoficial está exagerado", afirma Marta. "De qualquer forma, estamos muito seguros da realização do evento e do compromisso da temporada", conclui a CEO.
Vale lembrar que o Festuris foi um dos poucos eventos do Turismo que bancou uma edição durante a pandemia. Foi uma feira menor, mas bem sucedida, segundo os participantes.