Beatrice Teizen   |   21/12/2023 15:33

Fitur 2024 terá Turismo sustentável como fio condutor; veja ações

Em sua 44ª edição, feira será realizada em Madri, na Espanha, de 24 a 28 de janeiro de 2024

Divulgação
Observatório Fitur Next é uma iniciativa que premeia projetos pela sua replicabilidade e impacto positivo em diferentes áreas,
Observatório Fitur Next é uma iniciativa que premeia projetos pela sua replicabilidade e impacto positivo em diferentes áreas,

A Fitur 2024, organizada pela Ifema Madrid e que acontecerá de 24 a 28 de janeiro de 2024 no Centro de Exposições, em Madri, na Espanha, trará como um dos temas principais o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, social e de governação empresarial no setor.

Consciente da necessidade de enfrentar os desafios atuais, a 44ª edição da feira será uma forma de divulgação das boas práticas e da promoção de estratégias destinadas a fomentar um Turismo respeitador, com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma economia cada vez mais sustentável.

O evento prevê a organização de inúmeras atividades, jornadas e conferências centradas na formação, na sensibilização e no intercâmbio de conhecimentos para realçar a importância do Turismo sustentável, de forma a minimizar o seu impacto no ambiente e ter um impacto positivo na cultura, nas comunidades locais e na governação empresarial, promovendo a igualdade e a inclusão.

Seções da Fitur focadas em modelos mais responsáveis

Todas as seções da feira terão a sustentabilidade como fio condutor, destacando-se a primeira edição da Fitur 4all , que será desenvolvida em conjunto com Impulsa Igualdad para sensibilizar para a importância de progredir para um Turismo acessível e inclusivo.

Em prol da igualdade, destaca-se o trabalho da Fitur Woman, que dá visibilidade ao talento feminino no Turismo e promove a igualdade de oportunidades, bem como a Fitur LGBT+. A Fitur Screen, a Fitur Sports e Fitur Lingua, por sua vez, destacam-se pelo seu objetivo de promover destinos com os quais seja possível escapar à sazonalidade e distribuir a atividade turística pelos territórios, o que é fundamental para o desenvolvimento das comunidades e para progredir para modelos cada vez mais sustentáveis.

Por último, a Fitur Cruises, que se centra no Turismo de cruzeiros e caracterizado pela responsabilidade do Turismo azul, e a Fitur Talent, com a sua dimensão social e econômica de abordar os desafios e as oportunidades do talento no Turismo.

Responsabilidade por parte dos expositores

O encontro fomenta a participação sustentável dos seus expositores, profissionais e visitantes por meio de guias de ação e recomendações a seguir, para minimizar o impacto no ambiente da feira e potenciar os seus aspetos positivos. Neste contexto, pelo segundo ano consecutivo, a Ifema Madrid medirá a pegada de carbono criada na feira como reflexo de seu firme compromisso com a sustentabilidade e a consciência ambiental, comprometendo-se a reduzir os níveis detectados na próxima edição do evento internacional.

Desta forma, a participação sustentável no evento será reforçada com os Prêmios Estande Sustentável que, em colaboração com o Instituto de Turismo Responsável (ITR), visam reconhecer os esforços dos expositores para garantir que a sua presença na Fitur está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Observatório Fitur Next

O Observatório Fitur Next, iniciativa que premeia projetos pela sua replicabilidade e impacto positivo em diferentes áreas, na sua quinta edição, premiará as iniciativas turísticas que contribuam para revitalizar territórios e atenuar o despovoamento, com o objetivo de promover o emprego e o consumo local, reduzir as desigualdades nas zonas rurais e promover um equilíbrio entre o rural, o urbano e a sustentabilidade.

De acordo com dados da ONU, 55% da população mundial vivia em cidades em 2018, uma percentagem que deverá atingir os 70% em 2050. Este processo é prejudicial para o planeta, uma vez que só estas cidades consomem 75% dos recursos energéticos e emitem 80% da poluição por carbono. Na Espanha, 84% do território representa a Espanha vazia, onde vive apenas 15,9% da população.

Face a estes dados, para a Fitur é fundamental que as atividades turísticas sejam abordadas partindo de uma abordagem regenerativa do Turismo, tendo em conta a relação entre as comunidades locais, o ambiente e o desenvolvimento econômico, e promovendo um impacto global positivo nos territórios onde se desenvolve.

Uma vez mais, a Fitur Next organizará atividades, conferências e debates em torno do desafio da edição deste ano. O programa contará com a participação de especialistas em despovoamento e revitalização territorial. A agenda abordará questões como o despovoamento, o Turismo regenerativo e responsável como motor de desenvolvimento de um destino e a sustentabilidade no setor.

A Fitur 2024 demonstra que o Turismo sustentável não é apenas uma tendência, mas também uma necessidade imperativa para garantir um futuro equitativo para as gerações vindouras, e apresenta o reflexo de uma indústria com uma clara orientação responsável, destacando os esforços, compromissos e avanços na sustentabilidade de destinos e empresas. A Feira Internacional de Turismo estabelece compromissos a longo prazo para continuar a melhorar as suas práticas e alcance, procurando promover a colaboração entre os principais intervenientes na indústria do Turismo global.


A PANROTAS é media partner da Fitur 2024

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados