Feira de Turismo do continente africano supera 8 mil participantes
Africas Travel Indaba relizou 21 mil reuniões entre expositores e compradores internacionais
A edição de 2023 do Africa’s Travel Indaba “foi um sucesso", nas palavras de Zinhle Nzama, Acting Chief Conventions Bureau Officer do South African Tourism. De acordo com indicadores, o evento superou as projeções com 8.629 participantes, e a realização de mais de 21 mil reuniões entre expositores e compradores internacionais.
Este ano, a feira trouxe o novo tema “Unlimited Africa”, que em tradução livre significa “África Ilimitada”, com o objetivo de reposicionar o evento.
“Nós nos propusemos a entregar um evento que mostrasse o melhor do continente africano e fizemos exatamente isso, o que não teria sido possível sem nossos parceiros e, é claro, a grande indústria do turismo africano,” disse Nzama ao discursar na conferência de encerramento do Africa’s Travel Indaba 2023, realizada para a mídia pelo Durban Tourism, KwaZulu-Natal Tourism, South African Tourism, e Inkosi Albert Luthuli International Convention Centre (Durban ICC) no dia 11 de maio.
Ela enfatizou que o Africa’s Travel Indaba 2023 superou significativamente a edição do último ano, com a realização de 21 mil reuniões, em comparação com 13 mil em 2022. Além disso, o evento teve a participação de 22 países africanos.
“Foi importante para o Turismo de KwaZulu-Natal fazer do Africa’s Travel Indaba um verdadeiro evento Pan-Africano, em colaboração com o Turismo da África do Sul e outros parceiros,” disse Phindile Makwakwa, Chief Operating Officer do Turismo de KwaZulu-Natal. Já John Aritho, Chief Operating Officer do Inkosi Albert Luthuli International Convention Centre, descreveu a edição de 2023 do evento como “eletrizante”.
Em sua fala na abertura oficial do evento, na terça-feira (9), a ministra do Turismo, Patricia De Lille, expressou seu comprometimento em colaborar com parceiros ao redor do continente: “A África do Sul está determinada a liderar a recuperação da indústria do turismo no continente, pois precisamos contribuir para a criação de empregos, geração de renda e crescimento da economia. É vital para nós que possamos trabalhar juntos para promover a África como um destino preferencial para os turistas internacionais, tanto para a área de lazer, como para a área de negócios, e para isso precisamos criar experiências memoráveis para nossos visitantes”.
BRASIL NA INDABA
O gerente de Relações com a imprensa no Brasil, Diogo Caldeira, ressaltou que “foi impressionante ver a feira voltar a ter a vibração de anos anteriores a pandemia. Os corredores estavam cheios, os participantes nos quais conversei estavam radiantes e bastante entusiasmados com o retorno do turismo para o continente africano. Além disso, há muito otimismo com o mercado brasileiro por conta do voo da Latam que retornará a conexão direta entre Brasil e a África do Sul depois de 3 longos anos.”Este ano, o Turismo da África do Sul, que é representado pela TI Comunicações no Brasil há 19 anos, levou 9 operadores/agências sul-americanas para o evento, entre eles: Carina Santos, AfroTrip (Salvador); Bruno Delfini, BWT (Curitiba); Michelle Lima, Nova Operadora (São Paulo); Hernon Rosa, Oikos Travel (Belo Horizonte); Thais Machado, FRT (São Paulo); André Salgado, Do Mundo (Rio de Janeiro); Aline Marçal, Orinter(São Paulo); Marcelo Bueno, Viagens Promo (São Paulo) e Lucila Rodrigues, Swan Travel (Buenos Aires).
Marcelo Marques, Trade Relations Manager do Turismo da África do Sul no Brasil, disse que “para o Brasil é importante que as agências e operadores estejam presentes mais uma vez na feira, assim podem encontrar novas oportunidades de negócios e oferecer para os brasileiros experiências únicas, já que todos os anos surgem novos produtos que se encaixam perfeitamente no perfil do viajante brasileiro”, finaliza.