Sakura diz ter sido expulsa de feira; Abav-SP nega e cita regras do evento
Consolidadora foi convidada a se retirar pois não era expositora e funcionários estavam de uniforme
A Sakura Consolidadora, de Wagner Chaves, enviou à PANROTAS uma carta de repúdio à atitude da Abav-SP de expulsar os funcionários da empresa da feira Abav Travel SP, na sexta-feira, em Águas de Lindóia (SP). Segundo a consolidadora, a diretora da entidade, Juliana Assumpção, pediu que os colaboradores da Sakura saíssem do evento pois “estariam incomodando outros consolidadores”. Os funcionários da Sakura estavam de uniforme cor de rosa da consolidadora e, de acordo com o que a organização do evento disse à empresa, isso é proibido para não expositores. A proibição faria parte do livro de regras da feira. Ou seja, para usar uniforme da empresa, a Sakura deveria ter um estande.
A Abav-SP/Aviesp, em carta enviada à PANROTAS, confirma que o uso de uniforme e distribuição de material são benefícios apenas de expositores e que havia pedido aos colaboradores da Sakura, no dia anterior e na sexta-feira, que trocassem de camiseta para que pudessem permanecer na feira, o que não foi atendido. A Abav-SP/Aviesp nega qualquer expulsão e cita quebra das regras do evento.
O diretor da Sakura, Cássio Oliveira, disse entender que uma feira como a Abav Travel SP serve também como networking e para que empresas como a Sakura falem com fornecedores expondo no evento. Estavam na feira os funcionários: Fabiano Portela - gerente de Vendas Interior do estado de São Paulo; Edson Jacaré Silveira - promotor de Vendas -RAO; Edmilson Gegê Silveira - promotor de Vendas SJK; e Marcos Boarati- Gerente de Vendas - CPQ.
Confira abaixo a carta de repúdio da Sakura. E na sequência a defesa da Abav-SP..
“REPÚDIO
Todo o time da Sakura Consolidadora lamenta a atitude tomada na última sexta-feira, pela ABAV-SP durante a ABAV TRAVEL SP, realizada em Águas de Lindóia - interior do Estado de São Paulo, ao EXPULSAR nossos funcionários que estavam uniformizados visitando e prestigiando o trade na referida feira.
Nossa empresa, associada à ABAV-SP há muitos anos, designou alguns funcionários para visitar a feira, fazer network e negociar com fornecedores em geral, como sempre ocorreu em várias edições anteriores, em eventos organizados pela ABAV e, por tantos outros players.
Acreditamos que uma feira extrapola o potencial de expor produtos e serviços, mas também ativa genuinamente contatos e relações comerciais duradouras.
Lamentavelmente, os organizadores desta feira buscam estritamente o foco de vendas dos estandes e resolveram nos expulsar, alegando que estávamos vestindo um uniforme ROSA.
Outros tantos funcionários de empresas que também estavam uniformizados, puderam seguir seus planos e não foram expulsos.
ROSA é a cor da Sakura, que muito nos honra e representa. Sakura é a flor de cerejeira e significa beleza, feminilidade, amor, felicidade, renovação e esperança. Tudo o que pessoas de bem buscam e que permeiam os nossos valores aqui na empresa.
Desejamos, profundamente, que a ABAV se cubra de ROSAS.
Atenciosamente,
Wagner e time Sakura”
RESPOSTA DA ABAV-SP
"Esclarecimentos à Carta de Repúdio apresentada à imprensa pela SAKURA
Prezados(as)A ABAV.SP/AVIESP, com o presente, esclarece o quanto se surpreende com o repúdio ora apresentado, e justifica com os termos a seguir:
1 - Não houve atitude contrária às normas cometida por esta entidade, sequer envolvendo qualquer ‘expulsão’ de funcionários da Sakura;
2 - A entidade já havia contatado a Sakura no primeiro dia do evento, quinta 30.03, alertando sobre a necessidade de auxiliarem e não circularem com o uniforme da empresa, pois que estariam em descumprimento às regras expressas quando da inscrição de cada participante como visitante, que não viabiliza o porte e ou distribuição de material expondo marca da empresa, que não seja expositora;
3 - Por óbvio, a entidade, em atendimento a tais regras foi motivada junto à sua organização, por expositores, exatamente com a informação de que a Sakura estaria descumprindo a regra com seus visitantes, ora profissionais, pois que não estavam como expositores;
4 - A conduta então da entidade, longe de ser ilícita ou repudiada, foi de fazer valer as regras do evento privado ora em comento;
5 - Inversamente, embora gentilmente alertados no primeiro dia, para que ‘tão simplesmente colaborassem com relação à marca exposta por ocasião dos uniformes’, os profissionais da Sakura, retornaram ao evento no dia 31.03, ainda com a exposição das marcas junto a seus uniformes;
6 - Foram então abordados pela organização do evento, que uma vez mais disseram a eles que não era possível continuarem com os uniformes, que ‘auxiliassem nesse sentido’. Ou seja, não havendo qualquer ‘expulsão’, mas pedido de auxílio que se regularizassem nesse sentido, o que ocorreria tão simplesmente com a troca das camisetas para continuarem e finalizarem o evento, até porque esse segundo pedido havia ocorrido já no meio da tarde do segundo dia, ou seja, caminhando já para o final do evento, e responderam à organização do evento que ‘estavam cumprindo ordens’;
7 - Espanto maior se apresenta quando a Sakura pretende ingressar em seara de análise sobre a ‘cor’ do uniforme, qual seja ‘rosa’... Em momento algum há, houve, haverá ou haveria qualquer discussão ou análise sobre a ‘cor’ do uniforme da empresa visitante, ou de qualquer outra pessoa, empresa, entidade!
8 - A ABAVSP/AVIESP é uma entidade que acompanha o Sistema ABAV há várias décadas, sendo esta entidade de representatividade do Estado de São Paulo, sem qualquer discriminação, de qualquer gênero e espécie o que se ratifica por seus gestores, toda sua equipe e todos seus parceiros!
9 - O evento da última semana da ABAVSP/AVIESP se concluiu com grande sucesso pelo que se comprova pelos participantes e pela própria mídia, o que deixa muito contente a entidade, que só existe para seus associados, inclusive para própria Sakura, que como menciona também é uma associada, para o desenvolvimento da atividade do agenciamento e distribuição de viagens com maior qualidade, maior segurança para os prestadores de serviços e para os consumidores!
E assim continuará a ABAVSP/AVIESP, no cumprimento de seus objetivos, não coberta só de ‘rosas ou rosa’, mas de todas as cores de um arco-íris!
Atenciosamente, Fernando Silva Santos e toda equipe! ABAVSP/AVIESP"