Cinco desafios que o Turismo brasileiro deve enfrentar
Presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, Mariana Aldrigui destacou pontos de atenção para posicionar o Brasil à altura do seu potencial de mercado
A primeira edição do Travel & Lifestyle Summit, realizado em São Paulo, teve a presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, Mariana Aldrigui, como responsável pela abertura dos trabalhos na manhã desta terça-feira (3), De acordo com ela, o Turismo brasileiro tem cinco grandes desafios para enfrentar caso queira se posicionar à altura do seu potencial de mercado, tanto nacional como internacional.
“Temos desafios constantes e de pouco avanço no Turismo brasileiro, e o primeiro deles está relacionado à consolidação de números e dados que apresentem a realidade do País. Há um coletivo de números que já não retratam a forma como o brasileiro viaja, o que muitas vezes acaba mascarando situações. Por exemplo: não existe um dado confiável de volume de turistas no Estado de São Paulo. Precisamos desenvolver uma nova métrica, e muito disso depende do emprego adequado das tecnologias disponíveis”, afirmou Mariana.
Segundo a presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, os outros quatro desafios estão ligados à redefinição da imagem que o Brasil quer passar para o mundo, à estratégia institucional, à representatividade do setor e das pessoas que fazem parte dele, além da articulação ajustada à realidade do consumo.
“Além da imagem institucional, é preciso preservar a imagem que passamos em um mundo cada vez mais digital. Episódios como o vazamento de óleo no Nordeste ou o assassinato da vereadora Marielle Franco, por exemplo, corroem o Brasil na internet, e não são pôsteres em russo durante os Jogos Olímpicos que desfazem tal tipo de percepção. O que está norteando o Turismo no Brasil? Como os turistas vão chegar? Quando? Por que? Precisamos de estratégia”, explicou Mariana.
“Apesar de pontos em comum, diferentes segmentos dentro do Turismo, como hotelaria, cruzeiros e operação, por exemplo, ainda trabalham por caminhos distintos, enquanto deveriam somar suas forças para a formatação de grupos que possam realizar pleitos efetivamente coletivos”, acrescentou a representante da Fecomércio-SP, que ainda destacou como ainda há muitas brechas a serem exploradas pelo setor.
“Ainda há uma certa ignorância em relação ao Turismo de fim de semana, por exemplo, que é o estilo mais usual entre os turistas brasileiros. São números que nunca entram nas estatísticas, mesmo com o dinheiro movimentado sendo muito significativo no nosso setor. Estamos em busca de tecnologias e abordagens adequadas para não perdermos tais tipos de registros e oportunidades”, completou Mariana Aldrigui.
Ao longo da sua programação, a primeira edição do Travel & Lifestyle Summit ainda terá os painéis “A imagem do setor de turismo no Brasil: comunicação e informação voltadas para o crescimento do turismo brasileiro”; “Desafios para a diversidade: inspirações da área de publicidade para o turismo LGBT”; “Desafios e oportunidades do Turismo digital no mundo 4.0”; e “As gerações e seus comportamentos enquanto viajantes”. O evento é realizado na sede da Fecomércio-SP, na capital paulista.
“Temos desafios constantes e de pouco avanço no Turismo brasileiro, e o primeiro deles está relacionado à consolidação de números e dados que apresentem a realidade do País. Há um coletivo de números que já não retratam a forma como o brasileiro viaja, o que muitas vezes acaba mascarando situações. Por exemplo: não existe um dado confiável de volume de turistas no Estado de São Paulo. Precisamos desenvolver uma nova métrica, e muito disso depende do emprego adequado das tecnologias disponíveis”, afirmou Mariana.
Segundo a presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, os outros quatro desafios estão ligados à redefinição da imagem que o Brasil quer passar para o mundo, à estratégia institucional, à representatividade do setor e das pessoas que fazem parte dele, além da articulação ajustada à realidade do consumo.
“Além da imagem institucional, é preciso preservar a imagem que passamos em um mundo cada vez mais digital. Episódios como o vazamento de óleo no Nordeste ou o assassinato da vereadora Marielle Franco, por exemplo, corroem o Brasil na internet, e não são pôsteres em russo durante os Jogos Olímpicos que desfazem tal tipo de percepção. O que está norteando o Turismo no Brasil? Como os turistas vão chegar? Quando? Por que? Precisamos de estratégia”, explicou Mariana.
“Apesar de pontos em comum, diferentes segmentos dentro do Turismo, como hotelaria, cruzeiros e operação, por exemplo, ainda trabalham por caminhos distintos, enquanto deveriam somar suas forças para a formatação de grupos que possam realizar pleitos efetivamente coletivos”, acrescentou a representante da Fecomércio-SP, que ainda destacou como ainda há muitas brechas a serem exploradas pelo setor.
“Ainda há uma certa ignorância em relação ao Turismo de fim de semana, por exemplo, que é o estilo mais usual entre os turistas brasileiros. São números que nunca entram nas estatísticas, mesmo com o dinheiro movimentado sendo muito significativo no nosso setor. Estamos em busca de tecnologias e abordagens adequadas para não perdermos tais tipos de registros e oportunidades”, completou Mariana Aldrigui.
Ao longo da sua programação, a primeira edição do Travel & Lifestyle Summit ainda terá os painéis “A imagem do setor de turismo no Brasil: comunicação e informação voltadas para o crescimento do turismo brasileiro”; “Desafios para a diversidade: inspirações da área de publicidade para o turismo LGBT”; “Desafios e oportunidades do Turismo digital no mundo 4.0”; e “As gerações e seus comportamentos enquanto viajantes”. O evento é realizado na sede da Fecomércio-SP, na capital paulista.