Marcel Buono   |   24/07/2019 18:52
Atualizada em 24/07/2019 18:59

Turismo participa de debate em evento de cidades inteligentes

Eduardo Sanovicz foi um dos debatedores, enquanto Patrícia Servilha foi a mediadora. Anderson Correa, Ana Vilaça, Aline Cardoso e Andrea Nakane também participaram

“Destinos Turísticos Inteligentes: uma arma da competitividade”, este foi o tema de um dos painéis realizados nesta quarta-feira (24), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo. Presidente da Abear, Eduardo Sanovicz foi um dos debatedores, enquanto Patrícia Servilha foi a mediadora. Ambos fazem parte da Skal, associação mundial que conta com profissionais ligados ao Turismo.

Filip Calixto
Eduardo Sanovicz fala durante painel no Transamérica Expo Center
Eduardo Sanovicz fala durante painel no Transamérica Expo Center
“Um dos grandes desafios é respeitar a particularidade de cada destino e explorar sua agenda local. Por isso, é preciso analisar os hábitos de consumo para criar tais agendas de promoção. A partir de estudos, temas estratégicos para políticas de captação de eventos devem ser escolhidos e priorizados. E tudo deve estar alinhado com a comunicação, principalmente pelas novas opções disponíveis por meio da tecnologia”, disse Eduardo Sanovicz, destacando a força do segmento de eventos na rentabilização dos destinos.

O painel também contou com a participação do secretário adjunto de Governança e Desenvolvimento de Gramado (RS), Anderson Correa Boeira; a secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Recife, Ana Paula Vilaça; a secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo, Aline Cardoso; e a diretora da Mestres da Hospitalidade, Andrea Nakane.

Durante uma hora e meia de apresentação, todos expuseram o que vem sendo feito em seus respectivos destinos como forma de torná-los mais modernos e atrativos não só para turistas, mas para seus próprios moradores. “Uma cidade turística de qualidade é aquela que começa tratando bem quem vive nela diariamente”, afirmou Andrea Nakane.

Filip Calixto
Anderson Correa, da prefeitura de Gramado, Patricia Servilha, da Marketing Places, Ana Carolina Lafemina, da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Ana Paula Vilaça, da secretaria de Turismo de Recife, e Andrea Nakane, da Mestres da Hospitalidade
Anderson Correa, da prefeitura de Gramado, Patricia Servilha, da Marketing Places, Ana Carolina Lafemina, da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Ana Paula Vilaça, da secretaria de Turismo de Recife, e Andrea Nakane, da Mestres da Hospitalidade
“Em um mundo no qual 83% dos turistas utilizam novas tecnologias para pesquisar opções de viagens, destinos inteligentes precisam aliar tais modernidades com um desenvolvimento sustentável e uma governança que gerencia os recursos de maneira eficiente. A valorização dos espaços públicos, atraindo pessoas para ruas e praças com lazer e conectividade, faz parte desse caminho. Em Recife, já temos 93 pontos de wi-fi público, por exemplo”, comentou Ana Paula Vilaça.

Gramado, na Serra Gaúcha, também teve destaque durante o painel, sendo colocada como um exemplo de planejamento em áreas como inovação e Turismo. Por seus feitos, foi uma das cidades premiadas pela Smart City com o Prêmio InovaCidade 2019. O case do município do Rio Grande do Sul teve como pilares a sustentabilidade, a coesão social, a conectividade e a inovação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados