Fabíola Bemfeito   |   05/04/2019 10:32

Conheça os vencedores do Tourism for Tomorrow Award

O Tourism for Tomorrow Award conta com cinco categorias. Brasileiros concorreram em duas delas.

SEVILHA – Reconhecimento oferecido a cases de impacto social e sustentável ligados ao setor turístico em todo o mundo, o Tourism for Tomorrow Award conta com cinco categorias e tem sua entrega anual durante o WTTC Global Summit, realizado esse ano em Sevilha, na Espanha. Ação Climática, Investindo em Pessoas, Administração de Destinos, Impacto Social e Geradores de Mudança (Changemakers) são as categorias. Duas delas contaram com representantes brasileiros, que não conquistaram o prêmio, mas tiveram reconhecimento público durante o evento.

Os finalistas do Tourism for Tomorrow Award 2019
Os finalistas do Tourism for Tomorrow Award 2019

“Essas pessoas e organizações têm uma maneira especial de fazer coisas que nunca foram feitas. Temos muito a aprender com eles, que elevam o padrão da nossa indústria“, afirmou Fiona Jeffery, responsável pela iniciativa Tourism for Tomorrow Award no WTTC. O financiador é o grupo AIG.

Um dos brasileiros que chegou à final foi o Reserva do Ibitipoca, em Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais, destino de cinco mil hectares que nasceu a partir da criação de corredores de vida selvagem conectados ao Parque Estadual de Ibitipoca. Hoje é o staff que comanda o local, que foi transferido pelo proprietário Renato Machado para os colaboradores, com a capacitação de mais de 200 pessoas da região, estímulo à economia da comunidade e preservação da natureza com atividades de ecoturismo. Concorreu na categoria “Investindo em Pessoas”.

O outro brasileiro concorrente foi o Recanto Ecológico Rio da Prata na categoria Destination Stewardship Award, ou Administração de Destinos. Trata-se de três empreendimentos no Rio da Prata, Mato Grosso do Sul, que recebem 67 mil turistas por ano, com controle de visitantes e atividades que garantem o mínimo impacto ambiental com preservação do rio e da região. Em suas ações, já foram plantadas mais de 50 mil árvores e treinados mais de 90 guias locais.

Conheça os vencedores:

Categoria Climate Action Award: Bucuti & Tara Beach Resort Aruba, único resort do Caribe com certificado de neutralização de carbono, tem 40% da energia usada pelo empreendimento gerada por placas solares.

Categoria Investing in People Award: Lemontree Hotels, rede indiana que criou um ambiente de inclusão social com a contratação de pessoas com deficiência, que hoje respondem por 16% de sua força de trabalho. A empresa oferece treinamento especializada para diferentes tipos e níveis de deficiência.

Categoria Destination Stewardship Award: St. Kitts Sustainable Destination Council, um conselho ligado ao Ministério do Turismo de St. Kitts, no Caribe. Com iniciativas dentro e fora da atividade turística, promove sustentabilidade econômica, cultural e ambiental. Por lá, a educação ambiental começa na escola. Começou como uma atividade ligada à exportação de açúcar antes de se transformar em um empreendimento cuja base econômica é o turismo.

Cetegoria Social Impact Award: Awamaki Peru, uma associação sem fins lucrativos que trabalha por oportunidades econômicas para mulheres indígenas da comunidade Quechua, na região da ocupação Inca peruana, liderada por Machu Picchu. A cooperativa atua com cultura e artesanato e busca desenvolver a capacidade de negócios, ao mesmo tempo que trabalha para conectar as artistas com o mercado internacional para a venda dos produtos. O objetivo é a independência financeira das indígenas.

Categoria Change Makers Award:
Seeturtles USA, que atua pela preservação das tartarugas marinhas com conservação e programas voluntários na América Latina e Caribe. Mais de 100 professores e líderes de comunidades locais já foram treinados. Fez o primeiro Relatório do Comercio Ilegal de Tartarugas, conta com o apoio de 120 empresas de turismo da região e realizou viagens de campo para mais de 200 estudantes de áreas afins ao projeto.

Saiba mais em www.wttc.org/tourism-for-tomorrow-awards.

O WTTC Global Summit 2019 aconteceu em Sevilha, Espanha, com destaques para assuntos como inovação, tecnologia e a necessidade de estar aberto para mudanças e oportunidades. Não à toa, o tema deste ano foi "Change Makers", ou geradores de mudanças.

A PANROTAS é o media partner brasileiro do evento.

O Portal PANROTAS viajou a convite do WTTC Global Summit.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados