Veja o que os destinos internacionais trouxeram ao JPA 2018
Itália, Flórida e Argentina apostam no Nordeste, e comparecem em estandes no JPA Travel Market; confira detalhes do que eles trouxeram e apostaram no evento
JOÃO PESSOA - O Festival de Turismo JPA pode cada vez mais ser considerado um evento internacional. Em dois anos,o crescimento de expositores vindos de outros países para a feira foi de 62%, o que fez com que sua oitava edição, que aconteceu ontem e hoje (19 e 20 de outubro) contasse com mais de um quarto das empresas vindas do Exterior - foram 60, enquanto o número total de expositores ficou próximo dos 215.
"Tudo isso [a internacionalização] começou de 2 anos para cá. E o sucesso nesse sentido é tão grande, que apostamos no reposicionamento da marca: antes Festival de Turismo de JPA, nome pouco apresentável para estrangeiros, a partir de agora a feira se chama JPA Travel Market", comentou Bruno Mesquita, um dos diretores da feira, ao lado de seu irmão, Breno Mesquita, e de Cláudio Júnior. "Conseguimos, com elas, mostrar a força de João Pessoa e do Nordeste como um todo."
E dentre os expositores estrangeiras, uma série de destinos de diferentes continentes apostaram no Nordeste e no JPA Travel Market; confira abaixo suas impressões do evento e no que eles escolheram apostar:
ITÁLIA
Pelo segundo ano participando com estande do JPA Travel Market, a Itália, representada pela Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit), é outra que contou com capacitações lotadas, além de terminar com o estoque de materiais antes do final do evento.
E a aposta no Nordeste é tamanha que a responsável pela Enit no Brasil, Fernanda Longobardo, revelou uma famtur exclusiva para os presidentes da Abav de toda região. "A frente disso comigo está o presidente da Abav-PB, Bruno Mesquita, que é também o diretor da feira. E a ideia é fazer com que o Nordeste conheça primeiro a região de Emília-Romanha, para onde será a viagem", explicou Fernanda.
O destaque da viagem será a passagem na comuna de Ímola, já que os convidados estarão presentes para a abertura do Museu Ayrton Senna no destino - o piloto brasileiro faleceu exatamente no Autódromo de Ímola, em 1994.
A aposta de Fernanda Longobardo junto dos agentes nordestinos foi também na cidade de Matera, que será Capital Cultural da Europa em 2019.
FLÓRIDA
Um dos mais concorridos entre os nordestinos. E não é para menos: a região está a duas semanas de ganhar dois voos direto para o destino, que conta com duas das cidades mais cobiçadas e visitadas por brasileiros no Exterior: Miami e Orlando.A operação da Gol, marcada para estrear em 4 de novembro com trajetos diários de Fortaleza para as duas cidades, animou os agentes da região que compareceram à JPA Travel Market, revelou a executiva sênior para o trade da Aviareps e representante do Visit Florida no Brasil, Rafaela Gross Brown.
Segundo ela, todas as capacitações realizadas no evento ficaram lotadas, com pouco mais de 120 agentes sendo treinados para vender Flórida.
"E o legal é que são muitos agentes novos, que dificilmente tem acesso para os eventos do tipo, muito concentrados em Sudeste e Sul. São clientes novos, de uma região inteira que ainda pouco conhece nosso Estado", conclui Rafaela.
ARGENTINA
Pela terceira vez no JPA Travel Market e com um dos maiores estandes do evento, a Argentina foi direta em sua aposta: a chamada Patagônia Fantástica, que reúne a Península Valdez, El Calafate e Ushuaia.
"Principalmente Ushuaia. Fizemos um acordo no ano passado com João Pessoa para um convênio de cooperação de promoção e marketing entre os dois destinos", explicou a responsável a responsável por assuntos internacionais do Turismo de Ushuaia, Cristiane Cavalli.
"O projeto é chamado Onde os Extermos se Encontram: Ushuaia é cidade mais ao sul do continente e de todo planeta, é conhecida como a 'cidade do fim do mundo' enquanto João Pessoa tem o ponto mais a leste do continente, onde o sol nasce primeiro", explicou.
Durante o evento cerca de 130 agentes foram capacitados no estande da Argentina para vender a região da Patagônia.