Experiência deve ir além do evento: especialistas debatem tendências no Fórum PANROTAS
Especialistas do setor apresentaram insights para os participantes implementarem em seus eventos

Além de abordar destinos, companhias aéreas e tecnologia, o Fórum PANROTAS 2025 também trouxe discussões sobre o futuro dos eventos. No painel mediado por Trícia Neves, da Mapie, Flavia Zülzke, do Hotéis Deville, Sylvio Ferraz, da BeFly, e Toni Sando, do Visite São Paulo CVB, juntaram-se a Donovan Ferreti, da Ticketmaster, e Francisco Mattos, da Fórmula 1, para compartilhar insights e tendências do setor de eventos.
Donovan Ferreti destacou o impacto dos eventos no Turismo internacional, mencionando que a Ticketmaster registrou um aumento no número de turistas para o Carnaval no Rio de Janeiro, atraindo visitantes de 170 países.
Francisco Mattos destacou o crescimento da Fórmula 1 em São Paulo nos últimos anos. Segundo o diretor-executivo, a competição passou a oferecer entretenimentos para além das corridas, incluindo desfiles, rodas de samba e presença de celebridades.
Nos últimos anos, o público jovem passou a representar 57% dos espectadores e o público feminino cresceu 78%. O impacto econômico da Fórmula 1 em São Paulo foi expressivo, gerando R$ 1,96 bilhão para a economia da cidade em três dias de evento.
Novo comportamento do cliente
Os painelistas também comentaram sobre as mudanças no comportamento dos consumidores de eventos. Flavia Zülzke destacou que o novo Westin São Paulo nasceu, principalmente, para atender a demanda de eventos.
Sylvio Ferraz enfatizou a necessidade de tornar a experiência do cliente mais fluida, reforçando a importância do agente de viagens em entender os gostos e preferências de seus clientes para personalizar melhor suas recomendações.
Toni Sando alertou sobre a grande quantidade de dados disponíveis no setor, mas o pouco aproveitamento dessas informações. Segundo o presidente do Visite São Paulo CVB, os clientes esperam mais do que o básico.
No final do painel, Trícia realizou uma dinâmica de Verdade ou Mito com os profissionais, que decidiram:
- Eventos sustentáveis são apenas marketing – MITO
- Se um evento é bom, as pessoas não se importam em pagar caro – VERDADE
- Se os eventos não adotarem tecnologia para personalizar a experiência do participante, perderão relevância – VERDADE
- Os algoritmos ainda não conseguem substituir o networking presencial – VERDADE
Patrocinadores Fórum PANROTAS 2025
O Fórum PANROTAS 2025 conta com a aliança institucional da CNC SESC SENAC, apoio institucional da Embratur, Setur Alagoas e o patrocínio de AbavSP | Aviesp, Abreu, Accor, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, BeFly, BWH Hotels, BTG Pactual, Civitatis, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line, Disneyland Resort Califórnia, Walt Disney World Resort Flórida, Enjoy, Experience Kissimmee, EZLink, FundturMS, Gol AirFrance KLM, Grupo Bancorbrás, Grupo BRT, Grupo Cataratas, Grupo R1, Grupo Wish, GTA, HotelDO, Iberia British, Intercity, Kaluah, Latam Delta, Maringá Turismo, Mondiale, Movida, Omnibees, Orinter, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, SEMTUR Maceió, SunCoastUSA, Tes Cenografia, Tyller, Viaje Paraná e Visite São Paulo CVB.