Pedro Menezes   |   09/11/2024 13:29

Guilherme Alcorta e Renato Kido abordam futuro das agências em evento da Redetur

O evento foi promovido pela Redetur, rede de 60 agências físicas com atuação na Região Sul do Brasil

PANROTAS / Filip Calixto
Ronaldo Zancan, da RZ Turismo, Renato Kido, da ViagensPromo, Vera Lúcia Riediger, da Free Viagens, Juarez Barrozo, da Redetur, Natália Busato, da ZZZ Tour, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS
Ronaldo Zancan, da RZ Turismo, Renato Kido, da ViagensPromo, Vera Lúcia Riediger, da Free Viagens, Juarez Barrozo, da Redetur, Natália Busato, da ZZZ Tour, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS

GRAMADO (RS) - O sábado (9) de Festuris 2024 começou com um debate sobre o futuro das agências de viagens, realizado pela Redetur, no Hotel Serrazul. O Fórum de Debates da Redetur abordou as mudanças que o setor precisa enfrentar para se manter relevante em um mercado cada vez mais digitalizado e competitivo.

O evento promovido pela rede de 60 agencias físicas da Região Sul do Brasil e que, em 2025 estarão acima dessa fronteira, teve como foco fomentar e incentivar a transformação empresarial, através de um debate propositivo com lideranças do Turismo brasileiro, em um formato interativo e intimista.

Entre os participantes que realizaram palestras para os convidados da Redetur, José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, que destacou o modelo de negócios do veículo e a transformação do mercado de Turismo, e Renato Kido, diretor geral da ViagensPromo, que apresentou as estratégias para estar sempre ao lado do agente de viagens.

PANROTAS / Filip Calixto
Juarez Quinhones Barrozo, presidente da Redetur, Natália Bussato, da ZZZ Tour, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS
Juarez Quinhones Barrozo, presidente da Redetur, Natália Bussato, da ZZZ Tour, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS

José Guilherme Alcorta realizou uma palestra com o tema "De onde vem a força das Agências de Viagens", que teve como intermediadora a diretora da ZZZTour, Natália Bussato. Ele deu dicas sobre união, reputação e credibilidade dos agentes de viagens neste momento de transformação do mercado.

"Até 2013, a PANROTAS era uma empresa quase que off-line, com apenas 30% de receita on-line. Acompanhamos a evolução do mercado e, em 2019, só tínhamos 35% da receita off-line. Neste ano, chegamos a 95% da nossa receita on-line. Isso acontece meio aos desafios de gerenciar toda a equipe e de dar valor ao relacionamento com todo o mercado. E sempre que palestramos, temos o dever de inspirar as pessoas a fazer o mesmo, a se atualizar, a buscar maneiras de se reinventar. Eu, por exemplo, precisei encontrar o meu lugar em meio a história e ao legado da PANROTAS e tentar levar o veículo para frente do meu jeito"

José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS

Renato Kido, por sua vez, palestrou sobre o tema "Dependência: O mal que pode acabar com as operadoras e agências de viagens", que teve como intermediador Juarez Quinhones Barrozo, presidente da Redetur. Na ocasião, Kido comentou sobre a parceria com o fundo bilionário da FaturePag.

"A gente só vê o nosso potencial crescer, e tenho certeza que muito depois da gente lançar algo pioneiro, vão fazer a mesma coisa, vão tentar seguir a mesma linha, mas para isso é preciso ter muito recurso. Por isso que o fundo que a gente está criando é simplesmente para pré-compra de fornecedor. Imagina eu ter pago x milhões para o hotel e o seu passageiro chega lá e já está tudo pago. Vocês não vão precisar ficar mais ligando para a hotelaria, já que a reserva está paga. É claro que existem erros, pelo volume gigantesco de vendas, mas a gente tem que ser humilde, assumir o erro e logo consertar"

Renato Kido, diretor da ViagensPromo

Já Ronaldo Zancan, diretor de Marketing da RZ Turismo, apresentou uma palestra com o tema "Estruturando a Agência de Viagem em um modelo escalável e previsível - Case de Sucesso da RZ Turismo", que teve Vera Riediger, diretora da Free Turismo, como intermediadora.

"Apresentamos hoje um modelo de escala e atração de negócios para crescimento através de captação de leads e negócios por agentes de viagens. Então a gente trouxe um pouco de como utilizar os dados pra fazer uma escala que fosse previsível. Além disso, trouxemos um pouco da cultura da empresa, de como a gente contrata e como a gente lida com a equipe para ter um máximo de performance desses colaboradores"

Ronaldo Zancan, diretor de Marketing da RZ Turismo


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados