Pedro Menezes   |   24/09/2024 12:16
Atualizada em 24/09/2024 13:44

R1 Talks: dicas e insights para transformar a mente e universo dos eventos

Painéis e palestras destacam insights para melhorar o ambiente de trabalho e dão dicas para o sucesso


PANROTAS / Filip Calixto
Raffaele Cecere e Rodrigo Caetano, da R1
Raffaele Cecere e Rodrigo Caetano, da R1

O Grupo R1 realizou, nesta terça-feira (24), no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel, o primeiro capítulo da série R1 Talks, que até dezembro irá promover quatros encontros que ajudarão na transformação do universo dos eventos. O primeiro encontro da série teve como tem "O Mundo Louco e Viciante dos Eventos".

Nele, Vania Ferrari palestrou sobre "Maestria no Caos", enquanto Jean Patrick foi o responsável pela palestra "EmponderadaMENTE". Para fechar a programação deste primeiro capítulo da série, ainda houve o painel "Desafios e Oportunidades neste Mundo Louco dos Eventos".

A série de encontros promete desafiar ideias e transformar a maneira como o profissional cria e executa eventos. "O R1 Talks é mais do que uma simples série de palestras— é a sua chance de se conectar com mentes brilhantes e absorver insights que podem mudar o rumo do seu negócio", informou a R1.

"Esse ano, a gente resolveu fazer um pouco diferente. Em todos os anos, comemorávamos o aniversário da empresa em novembro, com uma grande festa. Em 2024, teremos uma série de eventos, fechando o ano com uma festa no WTC. Queremos trabalhar com a ferramenta que nos alimenta todos os dias que são os eventos"

Raffaele Cecere, CEO da R1

Maestria no Caos

PANROTAS / Filip Calixto
Vania Ferrari, criadora do maior canal de RH no Youtube
Vania Ferrari, criadora do maior canal de RH no Youtube

Vania Ferrari, criadora do maior canal de RH no Youtube, formada em administração pela FGV e com MBA em Gestão de Pessoas, soma décadas de experiências em grandes empresas. A dona do projeto “Pensamentos Transformadores” palestrou sobre a "Maestria do Caos".

"Precisamos de maturidade para desacreditar das coisas que as pessoas que nos amam nos disseram"

Na ocasião, Vania Ferrari respondeu questionamentos que fazem parte do dia a dia dos profissionais de eventos, como lidar com o estresse, se organizar na desorganização, fugir de modelos e fazer diferente, bem como ter calma, autoconhecimento e maturidade para evoluir e se transformar. Vamos aos insights.

  • Nem todo mundo tem 24 horas, mas é necessário entender que nas horas que cada um tem é preciso colocar prioridades e ordens para evitar o estresse.

  • Como se organizar na desorganização? É preciso passar pela transformação do mundo do trabalho e assim transformar o caos. Para isso, é preciso entender como fazer com novas competências e entender e lidar com as adversidades que acontecem todos os dias.

  • Caórdico é a palavra do momento: o caos e a ordem convivendo. É preciso lidar com a ordem e o caos, já que problemas são feitos para serem combatidos. Para isso é preciso estar presente, fazer o que tem feito naquele momento e confiar no seu time.

  • A calma é a competência mais desejada entre os empregados, clientes e líderes. Precisamos ser ágeis, mas não apressados. A calma é sobre curadoria, sobre gerar melhores escolhas. Vania Ferrari lembra que o homem estressado sempre vai tomar decisões impulsivas (é daí que surge o retrabalho).

  • Autoconhecimento: 90% dos seus medos nunca vão acontecer. Já 70% dos pensamentos são pessimistas. Conheça sua potência e escreva suas metas para dar clareza ao seu corpo e mente. Para isso, Vania Ferrari indica o livro “Trilhas Sonoras da Mente”.

  • Simplicidade: vamos pensar simples, tirar a dificuldade das coisas. Problemas vão acontecer e a gente tem que se preparar para eles. "Para de complicar sua vida. Essa coisa que nos ensinaram que estamos sempre ocupados é mentira! Você tem que fazer um almoço gostoso de uma hora, isso vai te dar energia para tomar melhores decisões e não ter retrabalho", disse Vania.

  • Fazer diferente. Para que seguir modelos? Não pegue um formato e reproduza. É o caso de fazer uma festa na noite anterior de uma reunião de plajenamento estratégico. É na convenção não dar um momento para as pessoas usufruirem do lazer e interagir entre elas. "Não dá para colocar uma feijoada no almoço da convenção. Todo mundo vai dormir a tarde", frisou ela.

  • Precisamos seguir um propósito: seu trabalho aumenta receita, reduz custos, aumenta a satisfação do cliente ou aumenta a produtividade? Precisamos seguir um propósito, não um fluxo. Não é a quantidade de horas trabalhadas, mas sim o que você fez nestas horas. Precisamos rever isso, e um bom caminho está nas práticas ESG. Temos que conhecer de cor os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"Seu sucesso é sempre proporcional ao número de pessoas que você ajuda no seu caminho"

EmpoderadaMENTE

PANROTAS / Filip Calixto
Jean Patrick, CEO do Instituto Jean Patrick (IJP)
Jean Patrick, CEO do Instituto Jean Patrick (IJP)

Jean Patrick, CEO do Instituto Jean Patrick (IJP), palestrou sobre como emponderar a nossa mente, que, segundo ele, é totalmente treinável. Jean Patrick foi o responsável por fazer todo o trabalho de mentalidade da atleta de judô Bia Souza, campeã olímpica, para lidar com o cenário desfavorável.

"Vocês sabiam que temos 70 mil pensamentos por dia? E que cerca de 90% deles são os mesmos? Nosso sistema de operação é que define as nossas escolhas. Tive o prazer de fazer o trabalho de mentalidade da atleta campeã olímpica Bia Souza, em meio a um cenário desfavorável, com torcida contra, ambiente hostil. Ou seja, se ela não tivesse em posse dos seus recursos, possívelmente não teria essa conquista"

Jean Patrick, CEO do Instituto Jean Patrick

Segundo ele, é quando estamos no ambiente desafiador que somos forjados a lidar com tudo aquilo de maneira positiva. "E isso faz parte da saúde mental, como ter habilidades de gerenciar sentimentos, ter auto controle, aumentar o linear de ação e reação, saber lidar com adversidades negativas e com o ambiente. Escolher como lidar com as situações faz parte de lidar com saúde mental", disse Jean.

"Somos seres emocionais que raciocinam, e não seres racionais que não sentem emoções. Se a gente vacilar, as emoções tomam conta e as decisões não são mais saudáveis. O motivo pelo qual você acorda todos os dias é fundamental para sua saúde mental. Se seu propósito não estiver claro, você não vai fazer as coisas da melhor forma que faria. Vai drenar energia e se perder no meio do processo"

Jean Patrick, CEO do Instituto Jean Patrick

O executivo destaca que é preciso acordar todos os dias para ajudar as pessoas a acessar as suas melhores versões humana, técnica e comportamental, mas cabe a elas mesmos acessarem.

"Como empoderar a mente? Nossa mente é treinável. Precisamos de disciplina para treinar a mente e assim lidar com desafios, contextos desafiadores e mudanças. E isso parte da escolha de exercitar isso. Se eu quero escolher novos padrões, eu preciso escolher isso. Não tem como! É escolha. Nós que temos a chave da central de comando", finalizou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados