Cúpula do comércio latino-americano se reúne em evento na CNC, no Rio
4ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul acontece nesta quarta-feira (8)
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) vai sediar, nesta quarta-feira (8), a 4ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI23), em que serão debatidos caminhos para aprimorar a integração entre os setores dos países que compõem o Mercosul.
A programação do evento, que será realizado no Rio de Janeiro, conta com painéis e debates sobre o atual cenário econômico dos países latino-americanos e os respectivos setores de comércio e de serviços.
O encontro marcará o ingresso oficial da CNC na Federação SulAmericana de Turismo (Fedesud). De acordo com o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “a conferência vem se fortalecendo como um importante espaço de discussão sobre a conjuntura econômica do bloco e as perspectivas para o setor de comércio e serviços”. Segundo ele, a participação efetiva de representantes de entidades comerciais da maioria dos países vizinhos demonstra a intenção da região de fortalecer o diálogo para ampliar a cooperação mútua.
O primeiro painel, intitulado Mercosul e sua Atual Conjuntura, terá a participação do representante do Ministério das Relações Exteriores, Filipe Lopes, e de Tadros. Em seguida, às 10h30, o painel Turismo na América do Sul, que marca a entrada da CNC na Fedesud, reúne a presidente da Federação, Marina Cantera, o secretário-geral Maximiliano Mauvecin, além do presidente da CNC.
Às 11h, o painel Expectativas e Contribuições Empresariais do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul terá a participação de representantes da Câmara Argentina de Comércio e Serviços (CAC), da Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Paraguai (CNCSP), da Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai (CNCUY) e da Câmara Nacional de Comércio da Bolívia (CNC Bolívia).
A programação completa do encontro pode ser conferida neste link.