Brasil recebe primeiro voo com deportados dos EUA após posse de Trump
Novo presidente norte-americano anunciou medidas anti-imigraçã reforçadas
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebe hoje (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente republicano Donald Trump. Ao todo, 158 pessoas estarão a bordo, segundo informações da Polícia Federal. Este é o segundo voo com deportados a chegar em Confins em 2025, sendo o primeiro em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do presidente democrata Joe Biden, com 100 pessoas a bordo.
A chegada do voo está prevista para o período da noite, por volta das 20h, mas a Polícia Federal não informou a nacionalidade dos ocupantes.
Essa operação ocorre no contexto de um endurecimento nas políticas de imigração dos Estados Unidos. Desde que assumiu a presidência, Trump tem implementado medidas mais rigorosas contra a imigração ilegal. De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, 538 imigrantes ilegais, provenientes de diversas origens, já foram presos nos primeiros dias do novo mandato do atual presidente.
Este voo marca um novo capítulo nas políticas de deportação de imigrantes ilegais, com a administração de Trump prometendo reforçar ainda mais o combate à imigração ilegal nos próximos anos.