MTur apresenta diagnóstico sobre políticas públicas de afroturismo no Brasil
Objetivo é fomentar a atividade e promover o desenvolvimento sustentável de comunidades negras
O Ministério do Turismo lançou o “Diagnóstico de Políticas Públicas de Afroturismo no Brasil”, uma iniciativa que integra o Programa Rotas Negras do governo federal. O objetivo é fomentar a atividade, promover o desenvolvimento sustentável de comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira tanto no País quanto no Exterior.
Elaborado pela consultora Thais Rosa Pinheiro, o estudo analisa iniciativas governamentais voltadas ao afroturismo e identifica desafios, oportunidades e recomendações para consolidá-lo como política pública. A pesquisa englobou dados de órgãos oficiais de Turismo e contou com a colaboração de diversas esferas de governo.
O diagnóstico busca identificar boas práticas nacionais e internacionais, obstáculos à implementação de ações públicas e medir a eficácia destas iniciativas no fortalecimento da identidade afro-brasileira. O estudo também tem como objetivo proporcionar a inclusão social e econômica, a educação sobre diversidade cultural e o respeito às tradições das comunidades negras.
A coordenadora geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, ressaltou a importância da pesquisa ao desenvolvimento do afroturismo. “Este documento é um marco para entendermos como as políticas públicas podem transformar o turismo em uma ferramenta de inclusão e valorização da riqueza cultural do nosso país”, frisou.
O diagnóstico está disponível para consulta pública e pode ser acessado neste link.
Mapeamento
Como parte das ações para desenvolver o afroturismo no País, o Ministério do Turismo também realizou um amplo mapeamento das iniciativas existentes. O trabalho identificou projetos e políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal que valorizam a cultura afro-brasileira.
O estudo do MTur revelou iniciativas inovadoras e boas práticas que servem de inspiração para ações futuras, além de ter constatado desafios a serem enfrentados. A ação do órgão reforça o compromisso do governo federal de construir um turismo mais inclusivo, sustentável e conectado à diversidade cultural do Brasil.
O diagnóstico da consultora Thais Rosa Pinheiro e o mapeamento do MTur são passos fundamentais para fortalecer o papel do turismo na promoção da equidade social e no reconhecimento da contribuição das comunidades negras à cultura e à história do País.
Rotas negras
O Programa Rotas Negras é uma das ações de destaque desenvolvidas pelo governo federal para assegurar igualdade racial. Organizado por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além de outros órgãos federais, o projeto promove a valorização das comunidades afrodescendentes e fortalece o compromisso com o enfrentamento ao racismo.