Alta na inflação é influenciada por preço das passagens aéreas, diz IBGE
Dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE
A inflação teve alta de 0,39% no Brasil em novembro, caindo 0,17 ponto percentual em relação ao mês anterior (0,56%). O resultado foi influenciado por altas em diversos setores, com destaque para a elevação nos preços nos Transportes (0,89%), impulsionado pelo aumento das passagens aéreas (22,65%) e contribuiu com 0,13 p.p., maior impacto individual no índice do mês. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem (10) pelo IBGE.
"A proximidade do final de ano e os diversos feriados do mês podem ter contribuído para essa alta”, explica o gerente da pesquisa, André Almeida. No ano, a inflação acumulada é de 4,29% e, nos últimos 12 meses, de 4,87%.
INPC tem alta de 0,33% em novembro
Ainda segundo o levantamento, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC teve alta de 0,33% em novembro, 0,28 p.p. abaixo do resultado observado em outubro (0,61%). No ano, o INPC acumula alta de 4,27% e, nos últimos 12 meses, de 4,84%, acima dos 4,60% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2023, a taxa foi de 0,10%.
Mais detalhes sobre as pesquisas do IBGE
O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários-mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários-mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. Acesse os dados no Sidra. O próximo resultado do IPCA e INPC, referente a dezembro, será divulgado em 11 de janeiro.