Beatriz Contelli   |   22/10/2024 09:51

Turismo é o setor que mais cresce no e-commerce brasileiro; veja principais marcas

Relatório aponta que a alta do segmento é puxado pelos sites e aplicativos do Airbnb, Latam e Gol


Johnson Barros/Inframérica
Segundo lugar do ranking de e-commerce ficou com a companhia aérea Latam Airlines
Segundo lugar do ranking de e-commerce ficou com a companhia aérea Latam Airlines

O Relatório Setores do E-commerce no Brasil divulgou que, em setembro, o setor que mais cresceu entre os 18 setores do varejo on-line avaliados foi o de Viagens e Hospedagem. E-commerces de Turismo, que haviam sido afetados negativamente pelo final das férias, voltaram a crescer 6,4% em setembro - com 200 milhões de visitantes.

O grande destaque do setor foi o Airbnb, que subiu 21,3% e passou a ocupar a terceira posição no ranking do segmento. O site de hospedagem também entrou no Top 20 dos maiores e-commerces do Brasil (17º lugar)

O segundo lugar ficou com a companhia aérea Latam Airlines, que relegou a Voe Azul para a quarta posição, com 22,4 milhões de visitantes únicos. Foi a terceira maior alta na classificação, alcançando 20,8% em relação ao mês anterior, já para sua concorrente a retração foi de 2%.

Apesar disso, a maior alta do setor está localizada no oitavo lugar. A Gol subiu uma posição a partir do aumento de 21,4% em acessos, com 8,9 milhões de visitantes. As empresas TripAdvisor, Decolar e Localiza contabilizaram crescimentos de 5,4%, 20,4% e 7,5% respectivamente.

iFood assume 8º posição no Top 10 dos maiores e-commerces do Brasil

Com 72 milhões de visitantes únicos, o responsável pela maior movimentação de setembro foi uma empresa brasileira iFood, que ultrapassou a gigante chinesa Aliexpress e assumiu a oitava posição no ranking. Esse foi o quarto mês seguido de crescimento do iFood, que recebeu 1,6 milhão a mais no período, com uma alta de 2,3%. O aplicativo está na primeira posição dentro do setor alimentos e bebidas, com share of traffic de 52,7%.

No entanto, esse crescimento deu lugar a uma baixa expressiva de sua concorrente. A Aliexpress teve a maior queda no ranking, recuando 16,9% em relação ao mês anterior. O aplicativo chinês vem decrescendo desde junho, enxugando seus acessos em 30% nos últimos quatro meses - com 61 milhões em setembro.

Unsplash/Priscilla Du Preez
Setores como Turismo (6,4%), Itens Automotivos (6%) e Infantil (4,5%) tiveram os maiores crescimentos do mês entre as 18 categorias avaliadas
Setores como Turismo (6,4%), Itens Automotivos (6%) e Infantil (4,5%) tiveram os maiores crescimentos do mês entre as 18 categorias avaliadas

Nesse cenário de queda em relação a agosto, também entram para a lista grandes players como MercadoLivre, com 2,7% de tráfego negativo, com 325 milhões de acessos, e Amazon Brasil, com recuo de 5,5% - com 181 milhões. Gigantes asiáticas dentro do Top 10 também sofreram oscilações negativas, como a Samsung com 6% e Shein com 0,5%.

Por outro lado, setores como Turismo (6,4%), Itens Automotivos (6%) e Infantil (4,5%) tiveram os maiores crescimentos do mês entre as 18 categorias avaliadas, as quais hoje contabilizam 2,4 bilhões de acessos.

75% dos brasileiros acessam e-commerces com seus celulares

No mês de setembro, 75% dos acessos a e-commerce foram feitos a partir de celulares, com 53,3% sendo via mobile e 22,1% via aplicativos. Os setores com mais acessos mobile foram o Infantil e o de Presentes e Flores, com 83,5% e 76,1% respectivamente.

Já nos acessos via aplicativo, os setores de Comidas & Bebidas e Importados lideram, com 41,2% e 39,9% dos acessos vindos de apps.

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