Conheça os novos agentes da transformação no setor global de viagens
A distribuição das viagens está chegando a uma nova era repleta de novos participantes e paradigmas
Algo está diferente este ano. Novos agentes da mudança vêm chegando à medida que uma nova era de viagens se aproxima em todo o mundo.
A distribuição de viagens, por exemplo está sendo totalmente alterada, à medida que novos players e paradigmas exercem sua influência, e a disputa pelo controle do conteúdo, do cliente e de sua fidelidade atinge um novo nível de intensidade. E grande parte disso está sendo alimentada pela tecnologia que terá se transformado em algo consideravelmente mais poderoso quando você terminar de ler isto.
O tema da Phocuswright Conference 2024 é The New Age(nts) e é assim que eles veem o futuro das viagens:
Uma nova era
Enquanto o Google dominava o topo do funil, redes sociais como TikTok e Instagram agora entram no jogo. A pesquisa conversacional disruptiva, impulsionada por IA, oferece inspirações e recomendações de viagem mais inteligentes e personalizadas.
As companhias aéreas, por sua vez, estão adotando o NDC para diferenciar o conteúdo entre os canais, visando personalizar as ofertas, uma vez que os sistemas e GDSs, antes dominantes, estão sendo cada vez mais pressionados nessa nova dinâmica de distribuição.
Os hotéis geralmente seguem o exemplo das companhias aéreas. Será que podem ficar para trás em sua missão de recuperar algum controle sobre a distribuição? Marcas fora do ecossistema tradicional de viagens — incluindo grandes varejistas, instituições financeiras e clubes de fidelidade — estão entrando no jogo, redefinindo o que significa ser uma agência de viagens online.
Com uma infinidade de influenciadores, fontes de conteúdo e novos caminhos que levam à compra, as empresas de viagens precisam entender sua posição e fazer escolhas ousadas para se manterem atualizadas.
Clientes no Controle
Apesar dos esforços dos maiores fornecedores e intermediários em "possuir" o cliente, juntamente com seus perfis e dados, nesta nova era, só o consumidor possui o consumidor. A identidade autossoberana, cofres de dados pessoais, carteiras digitais seguras e outras tecnologias empoderadoras permitem que os consumidores assumam o controle.
Com essas ferramentas à disposição, os viajantes decidirão como, quando e com quem compartilhar suas informações pessoais, protegendo sua privacidade e removendo uma camada de fricção da compra de viagens. Com a mesa virada, como os titãs e pioneiros da indústria podem continuar a adquirir clientes e, mais importante, ganhar sua confiança e lealdade a ponto de abrir seus perfis e carteiras?
Agentes Emergentes
Apesar do alvoroço e das preocupações, ainda estamos a alguns anos de agentes totalmente autônomos executando planos sofisticados e completando tarefas complexas para viajantes e empresas com pouca ou nenhuma orientação. A transformação completa da compra e venda de viagens ainda não ocorreu.
Mas não se engane: agentes emergentes e ferramentas transformadoras já estão em ação e aumentando as tarefas centrais que os viajantes realizam ao buscar inspiração, planejar, comprar e organizar suas viagens.
Desde o planejamento inteligente de viagens até a curadoria e análise personalizadas, essas ferramentas abrem novos nichos, eficiência, qualidade e economia de custos para viajantes e partes interessadas da indústria. Aqueles que relegarem essa nova realidade a um futuro distante irão agir por conta e risco.
Agentes Duradouros?
Proclamações sobre a morte do agente de viagens tradicional vieram e foram... Agentes pessoais e autônomos desferirão um golpe final até mesmo nos conselheiros de viagem mais tenazes? Com viajantes empoderados assumindo as rédeas mais do que nunca, e novas ferramentas eliminando o trabalho árduo de reunir opções e itinerários, qual será o destino do agente de viagens tradicional?Conselheiros astutos podem encontrar uma combinação vencedora ao implantar essas mesmas ferramentas de alta tecnologia para operar de forma mais eficaz, enquanto se aprofundam para oferecer aos clientes a expertise e o valor que a IA não pode (e nunca poderá) substituir.
Uma Nova Era nas viagens está, de fato, chegando, junto de seus agentes acompanhantes. Participe da Conferência Phocuswright em novembro para debater e definir como será o turismo nos próximos anos. Registre-se agora.