Rodrigo Vieira   |   25/09/2024 20:55
Atualizada em 25/09/2024 21:03

Presidente da Abav cobra MP para regular responsabilidade solidária

Ana Carolina Medeiros faz discurso direto ao ministro do Turismo no palco da abertura da Abav Expo

PANROTAS / Filip Calixto
Ana Carolina Medeiros
Ana Carolina Medeiros

A realização de uma Abav Expo em Brasília após 22 anos é motivo de comemoração por parte do Turismo do Distrito Federal e pela presidente da Abav Nacional, a brasiliense (e maranhense) Ana Carolina Medeiros. Mas acima desse simbolismo, o palco desta 51ª edição da feira não poderia ser mais conveniente para toda a indústria, pelo período em que acontece: uma semana depois de um banho de água fria despejado nos agentes de viagens de todo o Brasil com o veto à questão da responsabilidade solidária na nova Lei Geral do Turismo.

Não poderia haver cidade melhor para que todos os players da indústria se engajem mais fortemente nessa causa, que ficou mais difícil, mas não perdida. Próximo aos tomadores de decisão do País, o mercado pode levantar sua bandeira e pressionar por mais celeridade e eficiência em alguma solução para dar a volta por cima. E foi o que Ana Carolina Medeiros fez. Na abertura da Abav Expo 2024, ela aproveitou a presença de setores público e privado para cobrar por mais luta.

"Todos nós tínhamos a expectativa de ter uma revisão da responsabilidade solidária do agenciamento, mas infelizmente aconteceu o veto. Ministro Celso [Sabino, do Turismo], sabemos do seu apoio até o último momento e contamos, agora, com sua articulação para construir uma Medida Provisória que regule a responsabilidade civil do agenciamento de viagens", pleiteou a presidente da Abav Nacional.

"Com essa MP vamos preservar os direitos dos próprios consumidores e preservar a qualidade de serviços prestados por fornecedores, e pelas próprias agências de viagens. Obrigada por compreender o quanto esse tema é importante e lutar junto conosco. Não vamos desistir; a nossa força está na capacidade de seguir diante das adversidades"

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

Para facilitar o caminho, o que o setor precisa agora agora é de união, na visão de Ana Carolina Medeiros. Segundo ela, essa luta não é só da Abav, é de todo o agenciamento, de todo o setor. "E o associativismo é imprescindível para promover as mudanças que o Turismo precisa. E para as associações existiram, precisamos de pessoas que acreditem que juntos conseguimos conquistar essa e outras leis importantes para nós. Acredite no associativismo", pondera.

Turismo no patamar do agro

Foi um discurso encorajador para profissionais de todas as camadas da indústria, além da cobrança para o setor público. Ana Carolina não adotou tom derrotista, e sim de luta.

A líder da principal entidade de agências de viagens do Brasil também reforçou a importância do Turismo no Brasil, sem relembrar, ainda, que apesar de seu impacto positivo para a economia do País, o Turismo deveria mesmo era estar no mesmo patamar do agro.

"Representamos 8% do PIB do Brasil, mas todos nós sabemos que Turismo pode ser maior. Para isso, precisamos de políticas públicas que valorizem o Turismo, além de maior atenção da iniciativa privada, para que sejamos mais atrativos para investidores. Precisamos que eles sintam segurança em nossa economia e segurança jurídica, para acreditarem que vale a pena investir"

Ana Carolina Medeiros na abertura da Abav Expo 2024

"Turismo é força, crescimento, empregabilidade, produção da economia. Turismo é vida", concluiu a presidente, agradecendo Abracorp, Braztoa, Clia Brasil e principalmente as Abavs estaduais pelo apoio em todas as causas. Esta é a primeira Abav Expo que tem Ana Carolina como presidente. Ela sucedeu Magda Nassar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados