Governo institui o Dia Nacional do Guia de Turismo
Setor contribui significativamente para PIB do País, abrangendo mais de 24 mil trabalhadores
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.971, que institui o Dia Nacional do Guia de Turismo, a ser comemorado, anualmente, no dia 10 de maio. A lei entrou em vigor no último dia 13 de setembro, data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Em agosto, o projeto de lei tinha sido aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CE). O PL 2.886/2022, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Leila Barros (PDT-DF), apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), e só esperava a sanção de Lula.
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), autor da matéria, justificou a criação da data ao destacar a importância dos profissionais homenageados para a indústria do Turismo. O parlamentar afirma que o setor contribui significativamente para PIB do País, abrangendo mais de 24 mil trabalhadores e trabalhadoras.
“O governo federal está atento às necessidades do setor e valoriza o trabalho realizado pelos guias de turismo, profissionais fundamentais para promover o conhecimento cultural, histórico e de valorização dos patrimônios do nosso país. Celebrar essa data significa reconhecer o valor dos guias de turismo na nossa sociedade”
Celso Sabino, ministro do Turismo