Lula assina decreto que aprova o Plano Nacional do Turismo; veja as metas
Brasil tem meta de chegar a 150 milhões de viagens nacionais e a 8,1 milhões de estrangeiros até 2027
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.136, que aprova o Plano Nacional de Turismo para o quadriênio 2024-2027. O plano tem o objetivo de fazer o Brasil chegar a 150 milhões de viagens nacionais e a 8,1 milhões de estrangeiros até 2027, liderando a chegada de turistas na América do Sul.
"Temos o compromisso de alcançar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros e, se mantivermos os bons resultados registrados neste ano, não tenho dúvida de que atingiremos o objetivo. O plano não é do Ministério do Turismo, é uma orientação para todos, órgãos públicos e iniciativa privada"
Celso Sabino, ministro do Turismo
O documento, também assinado pelo ministro Celso Sabino (Turismo), durante o Salão Nacional do Turismo, define metas para os próximos três anos, como o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais e alcançar a marca de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros.
Estima-se ainda elevar de 2 milhões para 3 milhões o número de postos de trabalho formais no turismo nacional e superar os 8,1 milhões de turistas internacionais anuais, alcançando a marca de 10 milhões.
Princípios do Plano Nacional do Turismo
- Cooperação e regionalização
- Desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas
- Sustentabilidade
- Inovação e transformação digital e democratização do acesso ao turismo
- Finalidade de ordenar ações e orientar a atuação do Estado
- Uso de recursos para o desenvolvimento do setor em âmbito nacional.