Rodrigo Vieira   |   05/06/2024 18:45
Atualizada em 05/06/2024 18:47

Visto mexicano eletrônico fica mais distante com nova política de Biden

Especialista diz que não se deve esperar uma retomada do visto eletrônico para o México tão cedo; entenda

Um endurecimento da política migratória da gestão de Joe Biden, dos Estados Unidos, deixa ainda mais distante a possibilidade de o visto mexicano se tornar eletrônico para brasileiros. É o que analisa o especialista em imigração, vistos, green cards Rodrigo Costa, CEO da Viva América.

Na última terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou uma série de normas para barrar a chegada de imigrantes na fronteira com o México. Uma dessas ações permitirá a Biden fechar temporariamente a fronteira. Outra autoriza policiais a expulsar do país pessoas que cruzem a fronteira sem nem sequer receber seus pedidos de asilo.

Em abril, o governo federal do México e a governadora estadual de Quintana Roo (Estado onde fica Cancun), Mara Lezama, prometeram que a versão facilitada, eletrônica, do visto mexicano, seria lançada em algumas semanas. Chegou-se a falar no preço e nas maneiras com que o trâmite seria feito.

Agora, a notícia do endurecimento da política migratória de Biden é um banho de água fria nos brasileiros que desejam conhecer o México de maneira mais simples. Tão gelado quanto é o banho para hotéis e fornecedores de Cancun, pois o Brasil sempre foi um dos líderes de emissão de estrangeiros no destino.

"Como os níveis imigratórios na fronteira dos Estados Unidos continuam elevados, em patamares recordes, e esse também tem sido um tópico bastante sensível na campanha eleitoral americana, não se deve esperar uma retomada do visto eletrônico para o México tão cedo, com certeza não neste ano e não antes dos resultados das eleições americanas"

Rodrigo Costa, CEO da Viva América

Em 2022, o México voltou a exigir vistos dos viajantes brasileiros. O governo mexicano cedeu a pressão do país vizinho, este na tentativa de frear a imigração ilegal via fronteira mexicana. Já no ano passado, o México passou também a exigir o visto para brasileiros que fazem conexões no país em viagens aéreas internacionais.

Emissão de visto americano não será impactada

Diferentemente do visto mexicano, que teve a versão digital mais distante em consequência de nova política de Biden, o visto americano deve seguir com o procedimento intacto. A decisão do governo americano impacta apenas os imigrantes que tentam atravessar os EUA ilegalmente pela fronteira com o México, não tendo nenhum impacto na indústria regular de Turismo, nem nos brasileiros que vêm ao país com vistos válidos ou com a devida autorização para entrar no território americano.

"Não deve haver nenhum impacto na emissão de vistos americanos para os brasileiros. Até porque muitos dos brasileiros que tentam a travessia ilegal são justamente aqueles que não obtêm o visto, pois não conseguiram demonstrar vínculos com o Brasil ou recursos financeiros suficientes", salienta Rodrigo Costa.

"Agora, para os brasileiros que fazem a travessia ilegal na fronteira sul, o impacto será significativo, porque mesmo quando eles são apreendidos pelas autoridades, é comum eles solicitarem asilo e receberem autorização temporária para ficar no país enquanto aguarda uma audiência no tribunal. Porém, com a nova medida da administração Biden, os oficiais poderão ignorar esses pedidos de asilo, expulsando o imigrante de volta para o México ou embarcando-o de volta a seu país de origem ou último país de trânsito", completa o CEO da Viva América.

Vale lembrar que o visto americano é aceito para entrada no México, tal como passaportes europeus.

Tópicos relacionados