Embratur apresenta programa aéreo em reunião do Fornatur
Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) foi apresentado por coordenador do órgão
Na reunião do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Turismo (Fornatur), a Embratur apresentou aos secretários, por meio de seu coordenador nacional de Modais, Philipe Karat, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati).
O programa busca estimular o aumento de voos diretos e regulares para o País, além de fortalecer a conectividade entre destinos turísticos brasileiros e mercados estratégicos globais.
Dentre os objetivos principais do Pati, estão a oferta de incentivos às companhias aéreas nacionais e internacionais para a promoção de novas rotas, a ampliação da conectividade e a distribuição regional sustentável, visando a redução das emissões de CO2 e a maximização da distribuição de turistas pelo território nacional.
Os critérios para a seleção e classificação das propostas incluem aderência estratégica a editais, capacidade de comercialização internacional, promoção e sustentabilidade. A classificação das propostas é baseada no maior investimento cooperado e nas boas práticas internacionais de sustentabilidade.
"Estamos nos encontrando com cada companhia aérea explicando o edital. Os aeroportos já estão todos por dentro e adequados ao que rege o programa. A ideia é que o programa entre em vigor de outubro de 2024 a março de 2025, para atrair sobretudo visitantes do hemisfério norte durante seus invernos", explica o coordenador.
"Este programa representa um esforço significativo para o fortalecimento e a expansão do setor turístico brasileiro no cenário internacional, visando a longo prazo estabelecer o país como um destino de referência mundial em Turismo", conclui Karat.
O programa é uma iniciativa conjunta do Governo Federal, por meio da Embratur, do Ministério do Turismo e do Ministério de Portos e Aeroportos.
O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati)
Segundo o governo federal, o edital público do Pati convida as companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil, e apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias no País de origem dos voos e realização de viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros no destino dos voos, dentre outras possibilidades.
A contrapartida da Embratur é financeira: com recursos do Fnac, a Agência vai custear parte das ações de promoção destas novas rotas aéreas. Serão R$ 40 por cada assento em novo voo que pouse no Brasil durante o período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.