OMT inaugura escritório para as Américas no Rio de Janeiro
Unidade regional é a primeira da agência de Turismo das Nações Unidas na região
RIO DE JANEIRO - Conectividade, educação e inovação foram as três palavras mais mencionadas durante a inauguração no Rio de Janeiro do escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT, ou UNWTO na sigla em inglês), agência das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira (14).
A nova unidade fica no Centro da cidade, e ocupa todo o 10º andar de um prédio com vistas para a Baía de Guanabara e construções históricas. A área com cerca de 500 metros quadrados foi cedida à entidade pelo Sistema Fecomercio/Sesc/Senac. Está pronta para ser ocupada, e tem em torno de 25 posições de trabalho. Mas, por enquanto, é um “escritório fantasma”.
“Vamos trazer alguém de fora, muito ‘fera’, para ser o diretor regional”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao Portal PANROTAS. “O MTur vai trabalhar em parceria com a OMT para selecionar os representantes deste centro de inovação no Brasil”.
Sabino participou da cerimônia inaugural ao lado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do presidente da Fecomércio RJ, Antonio de Queiroz; do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, e de representantes de outros países da América do Sul, como Angelita Duarte de Melillo, ministra do Turismo do Paraguai; Remo Monzeglio, vice-ministro do Turismo do Uruguai, e Pilar Pardo Lagos, sub-secretária de Turismo do Chile. O evento reuniu ainda dezenas de políticos das esferas federal, estadual e municipal e representantes do setor privado.
“Este escritório é uma vitória para todo o Turismo no Brasil”, comemorou Sabino na inauguração. “É um reconhecimento da OMT de que esta região do planeta precisa de mais atenção e cuidado. Receberemos aqui técnicos de diferentes partes do mundo. Vamos planejar qualificação e captação e somar para que aumente o número de turistas na América Latina”.
Quando o Rio cresce, o Brasil cresce junto, diz Freixo
“O Brasil ainda tem muito o que avançar para atrair mais turistas estrangeiros”, complementou Marcelo Freixo. “O Rio é a porta de entrada do País. Quando o Rio cresce, o Brasil cresce junto. De janeiro a outubro deste ano, tivemos a arrecadação recorde de cerca de R$ 28 bilhões, o que representa mais de 8% do PIB brasileiro. Turismo é uma atividade em sintonia com o século 21, gerando emprego e renda de maneira sustentável”.
OMT promete esforços para trazer mais estrangeiros ao Brasil
“Seis milhões de turistas estrangeiros por ano não é nada para o Brasil”, destacou Zurab Pololikashvili. “Há muitas oportunidades de desenvolvimento sustentável. Analisaremos no dia a dia o que devemos fazer para atrair mais visitantes, que fiquem mais tempo e gastem mais. Educação e inovação serão os principais pontos que vamos abordar. E conectividade, essencial para América Latina e Caribe. Em 2024, o Brasil terá uma oportunidade importante com a reunião da cúpula do G20 (marcada para novembro no Rio). O País tem que aproveitar. Abrir este escritório aqui é um legado da OMT. É um êxito e uma grande responsabilidade”.
A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, falou com o Portal PANROTAS sobre a importância da unidade para a promoção do Brasil no Exterior:
“É um marco para a cidade e para o País. A OMT pode colaborar muito na produção de dados e no estabelecimento de novas parcerias. Além disso, a atuação do escritório será importante nos segmentos de educação e inovação, fundamentais para qualificar o Turismo”.
Para o presidente-executivo do Rio Visitors & Convention Bureau (Rio CVB)/Visit Rio, Carlos Werneck, a inauguração da unidade da OMT fechou o ano com “chave de ouro”.
“Os governos federal, estadual e municipal estão finalmente olhando para o Turismo de outra maneira. O Brasil ter um escritório da OMT, e no Rio, é muito importante. Precisamos melhorar a conectividade. E ainda há muito a ser feito em educação e inovação”.
“Este escritório com foco em América Latina estava muito disputado”, disse Adriana Homem de Carvalho, assessora da presidência da Fecomércio e ex-secretária interina de Turismo do Estado do Rio. “Vai ser bom para o trade ter tantas pessoas no Rio pensando em Turismo”.
O acordo para instalar a unidade da OMT no Brasil foi assinado em outubro, durante a 25ª Assembleia da entidade, no Uzbequistão. Representantes do País na Ásia Central também estiveram na cerimônia inaugural. Autoridades estrangeiras que vieram para o evento seguiram para a abertura do Salão Nacional do Turismo, que começa hoje (15) e vai até segunda-feira (17), em Brasília.
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS