Beatriz Contelli   |   05/12/2023 12:05

Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos debatem redução do QAV

Ministros acreditam que elevação do preço do querosene da aviação civil tem prejudicado o Turismo


Sérgio Frances/MPor
Ministros debatem redução do preço do QAV
Ministros debatem redução do preço do QAV

Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e do Turismo, Celso Sabino; se reuniram, nesta segunda-feira (4), com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir a redução do preço do QAV (querosene da aviação civil). De acordo com Costa Filho e Sabino, a alta no preço do combustível tem prejudicado fortemente no crescimento da aviação civil e do Turismo nacional.

Na ocasião, Silveira recebeu as contribuições, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre os ministérios e reiterou que vem trabalhando para garantir menores preços do QAV, óleo diesel e gasolina.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), hoje, o QAV representou aproximadamente 36,6% do custo total das empresas aéreas no primeiro semestre, impactando a movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais e prejudicando no desenvolvimento da aviação nacional. Enquanto isso, no mundo, o QAV representa cerca de 22% do custo total das aéreas.

No encontro, Costa Filho e Sabino demonstraram preocupação com a elevação do preço e apelaram para que o Ministério de Minas e Energia interceda junto à Petrobras uma solução para se chegar a um preço que estimule a economia, criando um ambiente favorável para o crescimento da aviação e do Turismo.

No Brasil, hoje, a Petrobras detém 93% da produção nacional de QAV, sendo o único importador do país. Apesar dos dados, a estatal estaria praticando 13% acima do preço de paridade internacional, com preço por litro 0,49 centavos acima do Preço de Paridade de Importação (PPI).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados