Sob condução do Brasil, Mercosul se une para fortalecer Turismo
Ministro do Turismo promoveu encontro com representantes de Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai
Aproximar os países do Mercosul para fortalecer a região nas grandes pautas do Turismo. Foi com este objetivo que o ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu na manhã desta terça-feira (17) a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte, a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez, o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, e a subsecretaria de Turismo do Chile, Verónica Lagos.
Um dos consensos do grupo foi a necessidade da assinatura de um Protocolo de Intenções entre as cinco nações contemplando quatro pontos:
- Facilitação do trânsito de cidadãos dos cinco países nas fronteiras;
- Permitir que documentos de identificação – inclusive profissional – aceitos em um país sejam aceitos nos países signatários;
- Trabalhar conjuntamente para aumento de rotas e frequências de voos entre países;
- Promoção conjunta para a divulgação do "Visit South America" em feiras internacionais.
"O governo federal do Brasil acredita na força do Mercosul e para isso precisamos estar unidos. E o Turismo é uma bandeira que uniu a todos. Somos nações irmãs e trabalharemos para crescermos juntos como região de maneira sustentável e responsável"
Celso Sabino
Durante a 119ª reunião do Conselho Executivo da OMT, o ministro defendeu a conclusão do processo para a instalação definitiva do escritório da entidade no Brasil e que a iniciativa conta com o apoio do governo brasileiro, em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"O escritório terá um papel decisivo no desenvolvimento social e econômico de toda a nossa região", concluiu. O secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili, também se mostrou entusiasmado com a perspectiva. "Vamos celebrar em breve a abertura dos dois novos escritórios – Marrocos e Brasil", garantiu.