Filip Calixto   |   25/09/2023 09:38
Atualizada em 25/10/2023 07:26

Embratur explica acordo estratégico com a Resorts Brasil

Termo de acordo conjunto será assinado durante a Abav Expo 2023, que acontece esta semana, no Rio

Divulgação
Um plano de trabalho será construído para ampliar a divulgação dos resorts brasileiros em feiras e em campanhas publicitárias
Um plano de trabalho será construído para ampliar a divulgação dos resorts brasileiros em feiras e em campanhas publicitárias

Com a intenção de atrair mais viajantes estrangeiros para o País, a Embratur vai apostar na promoção dos resorts nacionais. Para atrair para o Brasil o perfil de viajante que busca as experiência completas desse tipo de hospedagem, a agência assinará, no próximo dia 27 de setembro, na Abav Expo 2023, um acordo de cooperação técnica com a Resorts Brasil - Associação Brasileira de Resorts.

A parceria é inédita e já nasce com plano de trabalho finalizado. A ideia é fazer a promoção dos 81 resorts brasileiros nos mercados internacionais, para ganhar competitividade na América Latina e disputar mercado com o Caribe, grande polo internacional de atração de turistas com esse perfil de consumo. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação nas feiras internacionais, como a FIT (Argentina) e a FITPar (Paraguai), e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, projeta que essa parceria tem a missão de colocar o Brasil como um destino competitivo para o perfil de turista que opta por resorts, e hoje busca principalmente destinos do Caribe.

"Existe uma demanda consolidada e crescente para resorts all inclusive, que aumentou no pós-pandemia. É nosso desafio que o Brasil consolide a imagem de um país com diversidade de produtos, qualidade e competitividade nesse mercado. O turista estrangeiro tem tempo de permanência maior, vem ao longo de todo ano, e aproveita que está no Brasil para conhecer nosso país, optam por fazer mais passeios nos destinos, compram nosso artesanato, gerando emprego e renda dentro e fora dos resorts", destaca Freixo.

Detalhamento do projeto

A coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf, detalha a leitura da Embratur sobre o mercado de resorts no Brasil, o objetivo da parceria com o Resorts Brasil, e os projetos conjuntos que serão executados nos próximos meses e anos.

Divulgação/Embratur
A coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf
A coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf

1. Qual a finalidade deste acordo? Como as duas instituições trabalharão conjuntamente?

Historicamente, esse segmento no Brasil passou por uma série de transformações. Desde os anos 2000, são empreendimentos que convivem com forte concorrência de outros produtos de hospitalidade, notadamente os cruzeiros marítimos e mais recentemente os resorts brasileiros concorrem com empreendimentos de mesma tipologia localizados sobretudo no Caribe, e dos resorts de esqui da América do Sul, os da Argentina e, a partir de 2010, resorts chilenos.

É importante destacar que resorts são produtos consolidados no mercado internacional, possuem historicamente uma demanda consistente, que cresce no pós-covid, quando o turista internacional privilegia essa experiência completa em destinos de sol e praia e natureza, mas onde eles também podem experimentar a culinária e a cultura local, através de atividades presentes nesse tipo de acomodação. O Brasil, dada a sua diversidade cultural inigualável, oferece uma ampla gama de experiências singulares, de norte a sul do país. A parceria da Associação Resorts Brasil e Embratur é firmada com o objetivo de unir esforços e ações que contribuirão para melhorar o desempenho mercadológico e financeiro desses empreendimentos, gerar receitas para o turismo, melhorar a reputação internacional do Brasil como um lugar de resorts competitivos e atrativos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do Brasil.

A parceria com associação de Resorts é inédita, um Acordo de Cooperação Técnica que já tem um detalhado e rico plano de trabalho, e que tem execução imediata, já vamos ter um direcionamento na promoção dos resorts brasileiros na nossa campanha de publicidade da América Latina, que vamos lançar nos próximos dias, e em nossa participação na FIT Argentina, no começo de outubro. Essa parceria envolve várias ferramentas, e prevê também ações de relacionamento, para que o pacote incluindo aéreo esteja na prateleira dos principais países emissores. Também vamos atuar na capacitação dos agentes de viagens, do conhecimento dos produtos que temos para oferecer até a conversão, garantindo que vamos fechar importantes negócios e ampliar a chegada de estrangeiros.

2. Qual a importância da ampliação da chegada de turistas estrangeiros para os resorts brasileiros?

Nossos resorts hoje majoritariamente recebem público brasileiro e são afetados pela sazonalidade ao longo do ano, mas também durante os dias da semana. O turista internacional tem outro perfil de consumo, ele tem um período maior de estadia, e faz um aproveitamento maior do consumo cultural do destino onde o resort é localizado, ele aproveita a oportunidade que tem de estar aqui e quer conhecer os destinos, compra pacotes durante o dia, movimentando ainda mais a economia.

3. Como conferir maior competitividade aos resorts “all inclusive” brasileiros em comparação com os mesmos produtos do Caribe?

Vamos atuar articulando com companhias aéreas e operadoras para sermos competitivos na precificação, além de ampliar o investimento no plano de promoção, tanto no âmbito B2B com os parceiros da Embratur, quanto o B2C, para o produto de resorts brasileiros ficarem no imaginário do turista estrangeiro, status que o Caribe hoje já alcançou, por exemplo.

4. Atualmente, os resorts brasileiros têm potencial para atender essa demanda?

A Resorts Brasil tem realizado um excelente trabalho, apoiando com a capacitação dos resorts. O equipamento de resorts vem se apresentando com um enorme potencial para ser um ativo turístico que contribua para ampliar os fluxos de viajantes internacionais no país. A oferta crescente desse tipo de acomodação, com previsão de aumento no número de quartos até 2025, a melhoria contínua dos índices de avaliação por parte dos visitantes são dimensões importantes a serem evidenciadas através de uma estratégia de divulgação desse segmento.

Além do desafio de ampliar a promoção do destino Brasil e melhorar o posicionamento de nosso país como destino competitivo no mercado global de viagens, é importante trabalhar em parceria com a associação Resorts Brasil no sentido de ampliar a competitividade desse segmento da hotelaria brasileira. Nesta parceria, vamos juntos fomentar a adoção de novas práticas para exportação, como línguas. Os desafios a serem enfrentados dizem respeito a consolidar processos de inovação, práticas inclusivas e de sustentabilidade, o que a Resorts Brasil já conduz muito bem com os seus associados. Agora, a Embratur vem para apoiar e consolidar uma estratégia de promoção internacional, de uma forma que evidencie os diferenciais dos resorts brasileiros nos mercados emissores internacionais. Essa é uma parceria que tem tudo para trazer um importante resultado para o incremento do turismo em nosso país.


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