Anptur promove 20ª edição de Seminário de Pesquisa, em Niterói (RJ)
Evento teve como tema principal Políticas Públicas para Turismo e Hospitalidade para o Brasil
A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur) realizou nesta semana a vigésima edição do seu Seminário anual, congregando associados e associadas do País, na promoção de pesquisas e discussões científicas.
A temática principal foi “Políticas Públicas para Turismo e Hospitalidade para o Brasil”, com palestras, mesas redondas, workshops e grupos de trabalho que aconteceram nas dependências da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, entre os dias 20 e 22 de setembro.
O Seminário contou com workshops sobre Marketing para Turismo de Luxo, Extensão Universitária, Planejamento Urbano para Destinos Costeiros, Sustentabilidade e Turismo, além de apresentações de mais de 200 trabalhos científicos oriundos de todo o Brasil, e premiação de trabalhos científicos e de pesquisadores(as).
Como palestras de destaque, a mesa de abertura contou com a Dra. María Velasco González, do Ministério de Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, discutindo os Desafios da Política Pública para o Turismo. No segundo dia, uma mesa especial sobre os 20 anos do Ministério do Turismo, com a presença do ex-ministro Luiz Barreto, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo e do ex-deputado Otávio Leite. No último dia, o destaque foi a realização de mesa redonda com influenciadores digitais de viagens: Gilsimara Caresia (@girlsgo), Ricardo Shimosakay (@ricardoshimosakay) e Rafael Castro (@papodeaeroporto).
Criada em 2002, a Anptur eúne as instituições brasileiras que mantêm Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e/ou Doutorado) nas áreas de Turismo, Hotelaria, Hospitalidade e afins. São 16 programas que congregaram cerca de 300 docentes doutores(as), 400 discentes de mestrado e 200 de doutorado, cujas pesquisas discutem temas de relevância para o Turismo nacional.