Celso Sabino toma posse como ministro do Turismo; veja planos
Dirigente destacou o que pretende fazer para o setor, além dos investimentos previstos
Tomou posse hoje (3) o novo ministro do Turismo, Celso Sabino, que chega para ocupar o lugar deixado por Daniela Carneiro. Em sua cerimônia de posse, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, Sabino destacou os planos que tem para o setor e os investimentos que serão feitos.
“É uma honra estar assumindo o compromisso e a missão de fazer do Turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável , que ajude a alavancar a nossa economia e a melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Sendo um setor transversal, que se relaciona com tantos setores e atores, será fundamental a interlocução com a Câmara dos Deputados, com o Senado Federal, ministérios, governos estaduais e municipais”, destacou.
“Dados oficiais apontam que no ano passado o setor faturou cerca de R$ 730 bilhões em todo o País. O Brasil alcançou a marca histórica de 6,3 milhões de visitantes estrangeiros antes da pandemia de covid-19. Estamos ainda muito aquém de onde poderíamos chegar e esse é praticamente o mesmo número de turistas que visitaram a Torre Eiffel, um único ponto em Paris. Nós queremos e vamos trabalhar para ampliar nossa participação nesses números. Para isso, estamos construindo um plano acional de desenvolvimento do Turismo, com programas, metas, objetivos, ações e tarefas, que serão apresentadas ao presidente Lula no mês que vem”.
Sabino também disse que tais metas serão inspiradas em destinos que conseguiram alavancar o número de turistas, como Portugal. “Em dez anos Portugal triplicou o número de turistas estrangeiros, que foi de 7 para 22 milhões, alcançados no ano passado. Eles ampliaram a conectividade aérea, investiram em novos produtos e destinos turísticos, campanhas digitais e na qualificação de mão de obra”.
Planos de Celso Sabino para o Turismo
Entre os planos anunciados pelo novo ministro do Turismo, está a oferta de descontos nas entradas de atrativos e parques a quem estiver visitando o Brasil pela primeira vez. “Também faremos, com o apoio do Ministério da Cultura, da Ancine e da Embratur, a produção cinematográfica para a promoção de destinos brasileiros e campanhas publicitárias dentro e fora do País, além de uma série de outras iniciativas que envolverão o governo federal, Estados e municípios, como melhoria da segurança turística, especialmente para as mulheres, e combater a exploração sexual”
“Para aumentar o fluxo de Turismo interno, lançaremos o Conheça o Brasil, programa de estímulo às viagens por meio de parcerias com a iniciativa privada descontos para pessoas da melhor idade e trabalhadores de baixa renda. Temos ainda um programa em parceria com o Ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, que dará passagens e hospedagens a preços bastante acessíveis. Demos início ao MTur Itinerante, indo a todas as regiões com potencial turístico para oferecer recursos do fundo geral do Turismo que tem uma das menores taxas hoje no mercado”.
“Somam-se a isso ações como os programas Meu Emprego no Turismo Revive Brasil e Embarque Nessa, que serão lançados nos próximos dias. Nossa meta é fazer com que a contribuição do setor com o PIB nacional chegue à casa dos dois dígitos, considerando que hoje está em 7,8%. Queremos trazer recordes para o Turismo, com números que cheguem muito além dos 6,3 milhões de visitantes estrangeiros por ano, multiplicando os empregos no setor”
Durante a cerimônia de posse, conduzida pelo presidente Lula, também foi realizada a assinatura do decreto de instalação do novo Conselho Nacional do Turismo (CNT). Diversas personalidades e autoridades do Turismo estiveram presentes, como Magda Nassar, da Abav Nacional, Fabiano Camargo, da Braztoa, Marco Ferraz, da Clia Brasil, Marcelo Cohen e Luciano Guimarães, da BeFly, e Fabio Godinho, da CVC Corp.