Karina Cedeño   |   11/07/2023 12:42
Atualizada em 11/07/2023 12:45

Senac SC e MTur oferecem cursos gratuitos EAD em Turismo; veja quais

Curso de Agente de Viagens na modalidade EAD é o que apresenta a maior procura


Divulgação
Cursos oferecidos estão categorizados no Programa Senac de Gratuidade (PSG)
Cursos oferecidos estão categorizados no Programa Senac de Gratuidade (PSG)

Visando aumentar as oportunidades dos cidadãos que buscam por uma colocação no mercado de trabalho, o Senac Santa Catarina firmou uma parceria com o Ministério do Turismo para disponibilizar cursos gratuitos na área de Turismo, na modalidade EAD.

De acordo com o analista estadual do Eixo Educação do Senac SC, Felipe Figueiredo Martins, os cursos oferecidos pela instituição estão categorizados no Programa Senac de Gratuidade (PSG). Quanto à escolha da qualificação, o Agente de Viagens na modalidade EAD apresenta maior procura, pela diversidade de atuação e conhecimentos adquiridos.

“Avaliamos as ofertas de vários polos do Senac, mas a qualificação em Agente de Viagens alcançou maior procura do que os outros títulos de Turismo. Acredito que em razão dos conhecimentos disponibilizados, se torna uma opção mais robusta”, esclarece.

Quem não conhece a área de trabalho dos agentes de viagens pode conferir, abaixo, os conhecimentos oferecidos pelos Senac EAD:

  • Agências de viagens e Turismo;
  • Efetiva a aquisição de passagens aéreas, rodoviárias, ferroviárias e marítimas para os clientes;
  • Responsável por reserva de acomodações e passeios, refeições e locação de veículos;
  • Organizador de roteiro de excursões
  • Presta consultoria ao cliente nas seguintes situações: escolha da viagem, avaliação de período e preços das passagens, documentação exigida.

De acordo com o representante do Senac SC, inicialmente, o Ministério abriu a chamada pública para instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema “S”, interessadas na parceria. Sendo assim, após a definição dos parceiros, as informações oficiais dos cursos foram disponibilizadas no site do Mtur, que ficou responsável pela divulgação das ofertas.

Por outro lado, o papel do Senac EAD é profissionalizar pessoas que desejam se destacar no mercado de trabalho, observa Felipe. “Os alunos da instituição são preparados para dominarem os conhecimentos técnicos, desenvolverem uma visão crítica e atitudes empreendedoras, com foco em resultados. Vale acrescentar que esses fatores fazem parte do compromisso da instituição, como formadores de profissionais para o mercado de trabalho”.

Modalidades de cursos oferecidas

De modo a alcançar esse objetivo, a instituição conta com cursos livres nos seguintes segmentos: gastronomia, hospitalidade e Turismo. Já os egressos que desejam aprofundar mais os conhecimentos, podem optar por cursos técnicos (Técnico em Guia de Turismo) e especializações na área de gestão de negócios.

“É importante acrescentar que trabalhadores informais em Turismo encontram no Senac as técnicas que precisam para melhorarem os resultados comerciais, sejam nas aulas presenciais ou on-line”, pontua o analista.

Qual a situação da mão de obra qualificada no setor?

Segundo o Sebrae Nacional, o crescimento no número de novos negócios entre 2019 e 2022 ultrapassou 18%. O índice significa que, por quatro anos consecutivos, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) criadas, superaram a marca de 3 milhões.

Contudo, Felipe ressalta que alguns segmentos do Turismo acabam atraindo pessoas sem preparo profissional. Dois exemplos práticos são as funções de cozinheiro e garçom que, em razão da demanda das empresas, acabam preenchidas por indivíduos sem os conhecimentos necessários. “Outro ponto que precisa ser destacado são períodos sazonais, como férias e feriados prolongados. Como os empresários precisam de mão de obra extra, acabam contratando indivíduos inexperientes”, acrescenta.

Como o setor turístico pode estimular a qualificação?

Na avaliação do representante do Senac SC, pelo fato do setor atuar diretamente com clientes e turistas, é fundamental que o atendimento prestado seja de alta qualidade. “Um consumidor bem atendido recomenda o estabelecimento para outras pessoas, por isso, o cartão de visita da empresa é o serviço prestado com excelência. Lembrando que a capacitação dos funcionários deve ser contínua, e não apenas pontual”.

Para atrair mais hóspedes e ser bem indicado, é fundamental que todos os prestadores de serviços envolvidos na cadeia turística invistam em estratégias de marketing e estejam presentes nas redes sociais. “Muitas pessoas pesquisam os destinos com base nas avaliações de quem já se hospedou no local. Portanto, com planejamento, transparência e criatividade, o empresário fortalece a marca, aumenta a visibilidade no mercado e cria uma comunicação eficaz com os potenciais clientes”, conclui Felipe.

Por fim, o analista compartilhou 5 dicas para empreendedores iniciantes que desejam impulsionar o negócio, confira:

  • O primeiro passo para um negócio novo é o treinamento de todos os trabalhadores, sejam fixos ou temporários;
  • Com o decorrer do crescimento do empreendimento, os responsáveis devem desenvolver programas de avaliação e identificação de lideranças na equipe;
  • As estratégias de marketing e as ações nas redes sociais devem ser feitas por profissionais capacitados, pois, as publicações são parte importante da publicidade;
  • Quando uma empresa investe no desenvolvimento dos funcionários, demonstra confiança nas habilidades de cada um. Essa condição tende a melhorar a gestão e impulsionar o crescimento da empresa.
  • Por último, mas não menos importante, invista na automação digital, pois com uso de softwares, é possível acompanhar todos os setores da empresa, ou seja, do estoque até o número de reservas efetuadas.

Crescimento do setor de Turismo

O Turismo nacional é um dos setores econômicos que registraram maior crescimento em termos de faturamento e geração de postos de trabalho no ano passado. Um relatório divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) aponta que projeção atual é de contratar 7,9 milhões de funcionários até o final do ano.

Segundo o governo federal, os resultados positivos foram confirmados nos principais segmentos, ou seja: meios de hospedagem, bares, restaurantes e transporte aéreo. Contudo, a oferta de trabalhadores tem sido menor do que a demanda dos empresários, que não encontram mão de obra qualificada para contratação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados