Quem é Celso Sabino, novo ministro do Turismo do governo Lula
Deputado Federal do União Brasil irá substituir Daniela Carneiro na direção da Pasta
Convidado nesta quinta-feira (13) para chefiar a pasta do Turismo, o deputado federal Celso Sabino (União-PA) assumirá o comando do Ministério do Turismo nos próximos dias, após extensa negociação entre o presidente Lula e representantes do União Brasil. Essa será a segunda troca ministerial do atual mandato de Lula.
Celso Sabino, de 44 anos, que aceitou o convite e a indicação do partido, é formado em Direito e Administração pelo Centro Universitário do Pará e pela Universidade da Amazônia. Possui doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino.
Sabino iniciou sua carreira política como deputado estadual suplente em 2011, filiado ao antigo PR no Estado do Pará. Após atuar como secretário estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Sabino se filiou ao PSDB em 2013, sendo eleito deputado estadual pela legenda no ano seguinte. Em 2018, com apoio de Aécio Neves, foi eleito deputado federal pelo PSDB.
Em 2021, ele anunciou sua saída do PSDB após conflitos internos. A insatisfação do partido começou em 2020, depois de sua aproximação com Arthur Lira - atual presidente da Câmara e aliado público de Sabino - e deputados do Centrão. Naquele ano, Sabino foi indicado por líderes do bloco ao cargo de líder da maioria na Câmara.
Emendas em prol do Turismo
Entre os projetos apresentados pelo deputado relacionados à área do Turismo, estão os que defendem conceder os títulos de capital nacional do dendê ao município de Moju (PA) e capital nacional do açaí ao município de Igarapé-Miri (PA). Outra de suas propostas visava criar uma Rota Turística Histórica Belém-Bragança, para estimular o desenvolvimento econômico e social da Amazônia Atlântica.
Celso Sabino já estava cotado para assumir o Ministério do Turismo há algum tempo, após constante pressão de partidos do Centrão. Antes mesmo de ser convidado para o cargo, o parlamentar pediu um levantamento sobre todas as ações da pasta nos últimos sete meses e fez reuniões para ouvir demandas do setor turístico.