Setur-SP e Airbnb assinam memorando para promoção do Litoral Norte
Parceria visa a cooperação mútua para o desenvolvimento do Turismo, principalmente na região
Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) e o Airbnb apresentaram uma rota de atrações no Litoral Norte de SP, visando fomentar o Turismo na região, que foi afetada com as chuvas e deslizamentos de terra no início do ano. O projeto faz parte do #RotasAirbnb, que tem como objetivo apoiar o Turismo responsável e sustentável no Brasil.
Durante a solenidade, a Secretaria e o Airbnb também assinaram um memorando de entendimentos, com o objetivo de promover a cooperação mútua para o desenvolvimento e promoção do Turismo no Estado de São Paulo.
Estavam presentes na sessão a secretária executiva de Turismo de São Paulo, Luciane Leite, o Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, a diretora geral do Airbnb, Fiamma Zarife, o presidente da ABIH-SP, Ricardo Roman Jr., e a coordenadora estadual de Turismo e viagens, Ana Clemente.
Segundo Fiamma, com a parceria, o Airbnb se soma aos esforços da Secretaria para revitalizar o Turismo no Litoral Norte. “O RotasAirbnb foca no Turismo autêntico, local. Fazemos esse projeto com governos, a comunidade e anfitriões. Eles nos dão dicas para que a gente construa roteiros únicos, com benefícios para a comunidade local”, explicou a diretora da companhia. Ainda, os benefícios econômicos, de acordo com Fiamma, ficam espalhados, fora da capital, até locais “sem muito interesse turístico”. “Anfitriões abrem portas em todos os lugares, o que permite a criação de rotas diferentes”, disse.
A rota do Litoral Norte não é a primeira em São Paulo. O Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar), localizado perto da divida de São Paulo e Paraná, também já possui sua RotaAirbnb, que mostra destinos “imperdíveis” do local e apresenta as pessoas que dão vida ao roteiro.
De acordo com Ana Clemente, os dados fornecidos pelo Airbnb permitem o mapeamento de mercados estratégicos, já que apontam os principais polos emissores para diversas regiões do Estado.
Para Lucena, chegou o momento de ajudar a aumentar o fluxo turístico no Litoral Norte, principalmente agora que se inicia a temporada de inverno e a procura pelo Turismo litorâneo diminui. “Tenho certeza de que essa ação se tornará um case de sucesso, e de que vai influenciar outros setores do governo e segmentos da sociedade civil para fomentar a recuperação da região”, finalizou o secretário.