Beatriz Contelli   |   31/03/2023 19:00
Atualizada em 03/04/2023 22:24

Turismo mostra sua força em um cenário de cautela; leia artigo

Veja texto enviado por Oswaldo Melantonio Filho, sócio da Mobility


PANROTAS / Filip Calixto
Oswaldo Melantonio Filho
Oswaldo Melantonio Filho
Considerado por Marcelo Freixo como a "solução para o Brasil", o Turismo tem se mostrado resistente às instabilidades econômicas que o país sofre diante da inflação global e da corrosão do poder de compra. Para Oswaldo Melantonio Filho, sócio da Mobility, ao mesmo tempo que esta capacidade do setor de superar adversidades é positiva, também requer que as empresas desenvolvam novas soluções e estejam integradas à atualidade.

Confira, abaixo, o artigo de Melantonio Filho na íntegra:

"Turismo mostra sua força em um cenário econômico que ainda inspira cautela

Os primeiros meses de 2023 nos apresentam um cenário macroeconômico que continua a demandar cautela, em um contexto de recuperação gradativa após os duros impactos impostos pela pandemia. Diversos fatores precisam ser considerados no ambiente de negócios, tais como: a inflação, que afeta tanto a economia brasileira (embora, por aqui, já tenhamos aprendido a lidar com ela) quanto global; os juros, que permanecem altos; o comprometimento do poder de compra do consumidor, corroído pelas instabilidades do mercado; entre outras variantes.

Mas há um setor que parece “imune” aos altos e baixos da Economia. Ou, pelo menos, demonstra uma maior capacidade de recuperação: trata-se do trade de Turismo e suas atividades correlatas, como locação de veículos, hotelaria, transportes aéreos, gastronomia, entre outras. Basta uma ida aos aeroportos ou aos entornos de lugares com atrativos turísticos para constatar o intenso fluxo de pessoas que, agora, estão retomando planos de viagem que precisaram ser adiados durante a pandemia.

Isso explica, em parte, o bom desempenho do Turismo em uma Economia cujos rumos precisam ser acompanhados com atenção. O consumidor está "sedento" de conhecer aquele destino nacional ou internacional que tanto desejava visitar; ou de saber como é dirigir um carro de luxo em meio a uma paisagem paradisíaca; ou ainda, explorar roteiros de aventura, ecoturismo, praias. As experiências (falamos muito nelas em nosso trade) a serem vividas depois de tanto tempo são inúmeras e o cliente não tem poupado recursos para realizá-las.

Se esse comportamento beneficia o ciclo produtivo do Turismo, ao mesmo tempo demanda que as empresas do segmento desenvolvam soluções criativas, que surpreendam a um perfil de cliente que busca sempre mais e que também estejam em sintonia com questões importantes da atualidade, como a sustentabilidade.

Na locação de veículos, por exemplo, identificamos uma tendência de se ampliar a oferta de carros elétricos ou híbridos, uma realidade mais presente no exterior e que pode ganhar espaço no Brasil, à medida que houver infraestrutura para isso (malha rodoviária em melhor estado de conservação, postos de recarga bem distribuídos) e que também os agentes de viagem e profissionais do trade estejam preparados para orientar e atender os clientes nas demandas que surgirão conforme esta opção estiver mais presente no mercado.

O momento, enfim, é de cautela no campo econômico, inclusive para quem investe, que precisa avaliar melhor as oportunidades do mercado, os riscos e a solidez do negócio no qual pretende se injetar capital. Falo isso com a experiência de quem, há 10 anos, decidiu atuar exclusivamente como investidor profissional, após mais de 40 anos de vida corporativa. Por outro lado, o vigor e dinamismo de setores como o Turismo nos dão boas perspectivas de recuperação, crescimento e potencial para atrair a atenção dos investidores.

É importante que o trade continue a fazer a sua parte, com serviços de excelência e que superem as expectativas dos clientes em sua jornada de querer vivenciar experiências únicas, inesquecíveis e inadiáveis."


*Oswaldo Melantonio Filho é investidor profissional e sócio da Mobility, plataforma digital de aluguel de veículos B2B que ajuda agências de viagens a encontrarem a melhor opção para seus clientes entre as principais locadoras do Brasil e do mundo, de forma fácil, simples e segura.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados