Beatriz Contelli   |   31/03/2023 19:00
Atualizada em 03/04/2023 22:24

Turismo mostra sua força em um cenário de cautela; leia artigo

Veja texto enviado por Oswaldo Melantonio Filho, sócio da Mobility


PANROTAS / Filip Calixto
Oswaldo Melantonio Filho
Oswaldo Melantonio Filho
Considerado por Marcelo Freixo como a "solução para o Brasil", o Turismo tem se mostrado resistente às instabilidades econômicas que o país sofre diante da inflação global e da corrosão do poder de compra. Para Oswaldo Melantonio Filho, sócio da Mobility, ao mesmo tempo que esta capacidade do setor de superar adversidades é positiva, também requer que as empresas desenvolvam novas soluções e estejam integradas à atualidade.

Confira, abaixo, o artigo de Melantonio Filho na íntegra:

"Turismo mostra sua força em um cenário econômico que ainda inspira cautela

Os primeiros meses de 2023 nos apresentam um cenário macroeconômico que continua a demandar cautela, em um contexto de recuperação gradativa após os duros impactos impostos pela pandemia. Diversos fatores precisam ser considerados no ambiente de negócios, tais como: a inflação, que afeta tanto a economia brasileira (embora, por aqui, já tenhamos aprendido a lidar com ela) quanto global; os juros, que permanecem altos; o comprometimento do poder de compra do consumidor, corroído pelas instabilidades do mercado; entre outras variantes.

Mas há um setor que parece “imune” aos altos e baixos da Economia. Ou, pelo menos, demonstra uma maior capacidade de recuperação: trata-se do trade de Turismo e suas atividades correlatas, como locação de veículos, hotelaria, transportes aéreos, gastronomia, entre outras. Basta uma ida aos aeroportos ou aos entornos de lugares com atrativos turísticos para constatar o intenso fluxo de pessoas que, agora, estão retomando planos de viagem que precisaram ser adiados durante a pandemia.

Isso explica, em parte, o bom desempenho do Turismo em uma Economia cujos rumos precisam ser acompanhados com atenção. O consumidor está "sedento" de conhecer aquele destino nacional ou internacional que tanto desejava visitar; ou de saber como é dirigir um carro de luxo em meio a uma paisagem paradisíaca; ou ainda, explorar roteiros de aventura, ecoturismo, praias. As experiências (falamos muito nelas em nosso trade) a serem vividas depois de tanto tempo são inúmeras e o cliente não tem poupado recursos para realizá-las.

Se esse comportamento beneficia o ciclo produtivo do Turismo, ao mesmo tempo demanda que as empresas do segmento desenvolvam soluções criativas, que surpreendam a um perfil de cliente que busca sempre mais e que também estejam em sintonia com questões importantes da atualidade, como a sustentabilidade.

Na locação de veículos, por exemplo, identificamos uma tendência de se ampliar a oferta de carros elétricos ou híbridos, uma realidade mais presente no exterior e que pode ganhar espaço no Brasil, à medida que houver infraestrutura para isso (malha rodoviária em melhor estado de conservação, postos de recarga bem distribuídos) e que também os agentes de viagem e profissionais do trade estejam preparados para orientar e atender os clientes nas demandas que surgirão conforme esta opção estiver mais presente no mercado.

O momento, enfim, é de cautela no campo econômico, inclusive para quem investe, que precisa avaliar melhor as oportunidades do mercado, os riscos e a solidez do negócio no qual pretende se injetar capital. Falo isso com a experiência de quem, há 10 anos, decidiu atuar exclusivamente como investidor profissional, após mais de 40 anos de vida corporativa. Por outro lado, o vigor e dinamismo de setores como o Turismo nos dão boas perspectivas de recuperação, crescimento e potencial para atrair a atenção dos investidores.

É importante que o trade continue a fazer a sua parte, com serviços de excelência e que superem as expectativas dos clientes em sua jornada de querer vivenciar experiências únicas, inesquecíveis e inadiáveis."


*Oswaldo Melantonio Filho é investidor profissional e sócio da Mobility, plataforma digital de aluguel de veículos B2B que ajuda agências de viagens a encontrarem a melhor opção para seus clientes entre as principais locadoras do Brasil e do mundo, de forma fácil, simples e segura.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.