Alexandre Pereira, secretário de Fortaleza, é novo presidente da Anseditur
Entidade reúne os secretários e dirigentes municipais de Turismo
O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, é o novo presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). Ele assume no lugar de Vanessa Leal, secretária de Turismo de Pirenópolis (GO). A eleição aconteceu durante a 17ª Assembléia Ordinária da entidade, na quinta-feira (30/03).
Alexandre Pereira toma posse no dia 25 de abril, durante a abertura da 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo, que prossegue até 27 de abril, em Brasília. O encontro é uma iniciativa da Anseditur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
Entre as prioridades do novo presidente, estão o fomento ao Turismo interno e a promoção dos destinos brasileiros no Exterior.
“A Anseditur é uma entidade que agrega as secretarias de Turismo das capitais e dos destinos do interior do Brasil. A pandemia foi um vetor de indução do Turismo interno e é muito importante reforçar isso, pois nosso País é muito rico, e oferece aos visitantes os mais diversos atrativos, desde montanhas a florestas, praias, Pantanal e até neve”, afirma.
Por outro lado, há 20 anos recebemos anualmente a mesma quantidade de turistas estrangeiros, que é em torno de seis milhões. Queremos trabalhar, junto com o Ministério do Turismo e da Embratur, a promoção do Brasil como opção para o viajante internacional”, complementa.
TRAJETÓRIA
Secretário do Turismo de Fortaleza e presidente do Partido Cidadania 23 no Ceará, Alexandre Pereira é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Administração Pública pela Universidade de Lisboa (Portugal) e pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios, na França.Empresário, entrou para a vida pública no governo de Cid Gomes, como secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Ao longo de sua carreira empresarial, esteve na liderança de diversas entidades de classe, tendo sido presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), entre outros. Alexandre também é membro da Academia Cearense de Turismo e da Academia Cearense de Administração. Em 2019, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo, categoria “Dirigentes e Parlamentares”, iniciativa do Ministério do Turismo.
Em novembro passado, foi convidado pela assessoria do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para participar da equipe de transição do governo Lula, e compôs o grupo temático do Turismo.