Gustavo Tutuca reassume secretaria de Turismo no Rio de Janeiro
Tutuca volta à secretaria em que esteve entre 2020 e 2022
O governador Cláudio Castro (PL) deu posse, ontem (2), ao novo secretariado estadual. Entre novos nomes e secretarias recém-criadas, como as pastas da Mulher, da Habitação e do Envelhecimento Saudável, Gustavo Tutuca reassumiu as atividades no Turismo, onde permaneceu entre 2020 e 2022.
"Quero agradecer a confiança e o convite do governador Cláudio Castro para mais esse desafio. Tenho muito orgulho de fazer parte novamente deste governo que tem recolocado, dia após dia, o Rio de Janeiro de volta aos trilhos do crescimento. Um governo que segue o caminho do diálogo, retomando a credibilidade do nosso estado. Falando especificamente do turismo, vivemos um momento único com a escolha da Daniela do Waguinho, à frente do Ministério do Turismo. Podem ter certeza que trabalharemos juntos para tornar o turismo do nosso estado cada vez mais forte", disse o dirigente.
Como secretário de Estado de Turismo, em sua primeira passagem pela pasta, Tutuca comandou a retomada do segmento no período pós-pandemia e trabalhou para o fortalecimento de toda a cadeia turística nas 12 regiões do Estado. Na sua gestão, foi realizada a maior campanha publicitária de promoção do Rio de Janeiro por cidades do Brasil que são as maiores emissoras de turistas para o estado. A ação fez parte do projeto "O Rio Continua Lindo. E Perto!", que passou por oito municípios em todo o país. Desde então, o Rio de Janeiro vem batendo recorde atrás de recorde na ocupação hoteleira tanto na capital como no interior do estado.
No mês de dezembro de 2022, a Setur-RJ apresentou o Plano Estratégico TurismoRJ + 10 Anos, um conjunto de ações para promover o setor pela próxima década, projeto iniciado em sua gestão.
"O TurismoRJ + 10 Anos tem como objetivo reconduzir o Rio de Janeiro ao patamar dos principais destinos turísticos no cenário mundial, aumentando a competitividade do nosso estado. Ele vai servir de norte para o nosso trabalho pelos próximos quatro anos. Vamos investir na qualificação profissional e fazer valer a Lei 9811/22, que institui a Política Estadual de Turismo", completou Tutuca.