CNC prevê mais de 7,7 mil contratações em bares e restaurantes na Copa
O número de vagas a serem criadas para o período deverá aumentar mais de 40%
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o setor de bares e restaurantes deve contratar, durante a realização da Copa do Mundo no Catar, mais de 7,7 mil pessoas e injetar R$864,49 milhões na economia do Brasil.
Segundo o Ministério do Turismo, o número de vagas a serem criadas para o período deverá ter alta de mais de 40% em comparação com a última competição, que registrou cerca de 5.480 mil contratações. Ainda de acordo com a entidade, entre os profissionais que devem ser contratados para o período estão garçons e auxiliares, atendentes de lanchonetes e cozinheiros, que respondem por mais da metade dos trabalhadores do segmento.
Aumento no número de eventos no rio
De acordo com dados do Rio Convention Bureau, houve um crescimento de 490% no número de eventos realizados no Estado do Rio de Janeiro, devido à grande quantidade de congressos, simpósios e conferências.
A GMS, empresa que administra área de A&B, eventos, Spa e salão de beleza do Hotel Laghetto Stilo Rio detalha que o número de eventos e convenções aumentou mais de 200% de 2021 até o momento. ''Nos procuram muito pela localização de frente para a praia da Barra, já que muitos são de fora da cidade, e ainda, pelo tamanho das salas. Está sendo muito próspera a retomada pós pandemia'', complementa o sócio da GMS, Ueliton Souza. O segmento gerou mais de US$ 217 milhões de dólares para a cidade desde janeiro e outubro de 2022.
''Aqui no Stilo Restaurante recebemos uma média entre 500 e 600 pessoas por dia. Do café da manhã até o jantar, já é um número muito expressivo. Mas a nossa expectativa para o período da Copa do Mundo é bem grande, pois criamos uma ativação especial para a temporada, e estamos otimistas para receber um público ainda maior. Só por agora, contratamos mais de dez funcionários para a parte gastronômica'', revela Souza.